TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREPARAÇÃO DO IODOFÓRMIO

Por:   •  17/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE FARMÁCIA

QUÍMICA ORGÂNICA II

PREPARAÇÃO DO IODOFÓRMIO

               

                 

Cláudia Gabrielly Pereira Pinto

Turma: FA

Profª Drª. Francine Pazini

 

Sinop– MT

06/NOVEMBRO/2018

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Ao ser adicionado o hipoclorito de sódio, lentamente, ao erlenmeyer em agitação contendo água, 1,5029g de iodeto de potássio e acetona, a mistura começou a mudar a coloração, que se tornou amarelo claro com um líquido de aspecto leitoso, indicando a presença do iodo. Ao final da agitação já se percebia que a mistura estava mais “pesada”, mais lento a agitação, observando-se a presença do precipitado, o iodofórmio impuro. Em experimentos feitos com água sanitária não comercial, não foi obtido sucesso de início, sendo necessária a adição de 10 vezes mais para chegar no objetivo.

Em seguida, esperou que o produto repousasse por 10 minutos, para assim formar mais precipitado. E após os 10 minutos, deu-se início ao processo de purificação onde foi utilizada a filtração simples para retirar os resíduos, três vezes. O produto de coloração amarelo-limão foi completamente raspado do filtro de papel juntamente com o filtro de toda a turma e colocado no béquer para ser aquecido na chapa enquanto era adicionado 100mL de metanol, para retirar as impurezas

Após ser esquentado, deixou-o em repouso para esfriar lentamente, acontecendo a solubilização total. E depois foi resfriado no banho de gelo resultando no processo de cristalização do iodofórmio. Formando cristais finos, brilhosos e amarelo claro.

Foi colocado um pouco de solução com metanol e iodofórmio solubilizado com água em outro béquer, e a formação de precipitado foi quase instantânea, pois não é solúvel em água.


CONCLUSÃO

Durante a preparação do iodofórmio, não houve êxito em parte do experimento, pois foi utilizado água sanitária do comércio, que provavelmente não tinha a concentração de hipoclorito descrita. Sendo assim, sendo usada as informações observadas por outro grupo que obteve sucesso em seu experimento por ter usado hipoclorito de sódio.

Porém, visto que o objetivo principal era a obtenção do iodofórmio, foi obtido um iodofórmio impuro em pouca quantidade, pois o experimento foi realizado com apenas metade das medidas indicadas no roteiro feito pela professora. A prática levou ao aprendizado e fixação da reação do halofórmio.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, Preparação do iodofórmio. Disponível em: < https://www.passeidireto.com/arquivo/56984405/relato rio-preparacao-do-iodoformio > Acesso: 11 de Nov 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (208.3 Kb)   docx (214.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com