TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesagem em Balanças

Por:   •  1/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

É válido sobrelevar que, ao de discutir o assunto, é relevante também dissertar sobre os materiais que nas balanças estariam sendo pesados. No caso, sobre a massa que eles têm. Cada amostra utilizada em uma balança terá uma massa específica.

É sabido que a Balança teve sua origem no Antigo Egito, tendo em vista o anseio de se pesar de pesar o ouro, que naquele período, era o metal mais valioso do século. Durante muito tempo, aproximadamente 40 séculos, a balança era utilizada com mais freqüência para fins econômicos e comerciais e sua característica principal para aquele período era o fato de ela ter um prato de cada lado. Os pratos de cada lado ainda seriam sustentados por uma haste e essa haste ainda presa em anéis, presos por um prego.

Esse artefato de pesagem foi evoluindo ao longo do tempo. Georgius Agricola foi quem pela primeira vez separou as balanças em três tipos, de acordo com o material que elas estariam pesando. O primeiro tipo seria para pesar elementos mais brutos, como o cimento; o segundo tipo seria para pesar elementos menos brutos que os primeiros, como os minerais e o último tipo seria a balança mais sensível dentre essas, que teria como finalidade pesar os resíduos resultantes do processo de copelação, processo de refinamento metalúrgico. Além disso, foi Agricola que percebeu que se ele colocasse a balança dentro de um ambiente fechado, sem interferência de correntes de ar e do ambiente presente dentro do laboratório, elas teriam sua vida útil prolongada e suas estruturas sofreriam menos desgastes, seja pelo ambiente laboratorial ou pelas correntes de ar que ali passavam.

Analogamente, da modernidade à contemporaneidade, balanças ainda vem sendo utilizadas e já sofreram os mais diversos tipos de mudança. Um exemplo pode ser a Balança Analítica, que estão tão aperfeiçoadas, que sequer necessitam do uso de salas especiais para a pesagem, embora a relação que ela vai ter com o ambiente, as correntes de ar, calor, radiações ou até mesmo a umidade não possa ser alterada.

As balanças analíticas são muitíssimo utilizadas em laboratórios e também dentro das indústrias farmacêuticas. Elas permitem, basicamente, a análise dos resultados analíticos. Além disso, também é válido sobrelevar que essas balanças precisam ser calibradas, niveladas e também estar em um ambiente adequado. Elas normalmente fornecem uma quantidade absoluta ou relativa daquilo que foi pesado, além de poderem pesar o máximo de 210g. Caso, por algum motivo, algum indivíduo tente pesar mais do que essa quantidade em uma balança analítica, esta ficaria descalibrada.

Em decorrência de sua alta precisão e das interações que podem haver com as condições ambientais, balanças analíticas necessitam de estar em ambientes com condições ambientais devidamente controladas, para que não haja nenhuma interferência na pesagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (28.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com