TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Sobre Ácidos

Por:   •  28/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE – ÁCIDOS

Faça uma pesquisa sobre as principais aplicações dos ácidos a seguir e complete a tabela abaixo!

Nome: Geovanna Gomes da Silva

Série: 1° Etim

Nome do Ácido

Fórmula

Onde é utilizado?

Ácido nítrico

HNO3

É utilizado na fabricação de salitre, para a produção de fertilizantes da área agrícola, como o NH e pólvora negra, além de ser usado também na fabricação de corantes, de fibras sintéticas (náilon e ceda artificial), de nitratos e etc.

Ácido fosfórico

H3PO4

Uma das suas utilidades é para remover produtos para remover ferrugens, e dentro de industrias é utilizado para: fabricar vidro, na tinturaria, na fabricação de fosfatos e superfosfatos que são utilizados como fertilizantes, nas indústrias alimentícias e farmacêuticas.

Ácido clorídrico

HCl

É muito utilizado na indústria na limpeza e galvanização de metais, no curtimento de couros, no ganho de outros de vários outros produtos, como: a produção de tintas, de corante, na formação de haletos orgânicos, é usado também na hidrólise de amidos e proteínas pelas indústrias alimentícias e na extração de petróleo, e a separação das rochas e facilitando o seu fluxo até a superfície.

Ácido Carbônico

H2CO3

Esse tipo de ácido é utilizado na produção de água mineral gaseificada e dos refrigerantes, sendo ele fundamental no realce de sabor e aparência. O mesmo também promove uma leve diminuição do pH do refrigerante pelo fato de ser um ácido fraco.

Ácido Cianídrico

HCN

É usado na fabricação do plástico, corantes diversos, acrílicos, pesticidas (descobertos durante a Primeira Guerra Mundial), fertilizantes agrícolas e na extração de minérios como ouro e prata.

Ácido Ácético

CH3COOH

Além de ser usado no vinagre, é utilizado como solvente, é largamente empregado em laboratório como um ácido fraco, como tempero, em tinturaria, perfumaria, na produção de corantes, na fabricação de acetona, em tintas, na seda sintética, na produção de aceto de vinila (onde nós obtemos o plástico PVA).

Ácido Fluorídrico

HF

Ele é muito utilizado na produção de criolita, gases de refrigerantes, sais fluorados e defensivos agrícolas. Pode ser usado também em sua forma liquida, na produção de diversos fármacos. Na indústria petroquímica na composição de muitos superácidos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com