TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção de cola a partir da gasolina e esferovite

Por:   •  11/6/2018  •  Artigo  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 7

Índice[pic 1]

Introdução        3

Experiencia-1: Identificação do açúcar no refresco zero (Coca-Cola zero).        4

Experincia-2: produção de cola a partir da gasolina e esferovite        6

Conclusão        9

Bibliografia        10

Introdução

O presente relatório visa debruçar os acontecimentos que foram vividos durante a realização das experiencias normais da cadeira de laboratório-III do curso de química do ano 2017. Neste contexto pretende-se abordar aspectos relacionados com laboratório-III, especificamente a obtenção dos resultados práticos, concretos do que se aborda na química, e tem como os seguintes objectivos׃

Objectivo Geral

  • Analisar os procedimentos e resultados obtidos durante as experiencias laboratoriais.

Objectivos Específicos

  • Explicar e aplicar os procedimentos usados durante as experiências.

A metodologia usada para a realização desse trabalho foi a da consulta referência bibliográfica que consistiu na leitura e análise, comparação e compilação de diferentes obras que se debruçam em relação o tema em causa. Assim, os autores das referidas obras estão devidamente citados dentro do trabalho e na bibliografia.

Estrutura do trabalho׃ Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências bibliográficas.

 

Experiencia-1: Identificação do açúcar no refresco zero (Coca-Cola zero).

  • Objectivo: verificar os açúcares que contem no refresco zero.

Material:

Reagente:

Espátula

NaOH

Copo de bequer

CuSO4

Tubo de ensaio

NaHCO3

Fogão a carvão

H2O2

Micro-pipeta.

Coca-Cola

Pipeta

Procedimentos:

1º- Com ajuda da pipeta transfere-se 12ml de água destilada para o copo de bequer;

2º- Em seguida com auxílio da espátula transfere-se duas espátulas do NaHCO3 em substituição do Eno (onde podemos entrar maior concentração de bicarbonato de sódio) , adicionando-se no copo de bequer contendo água destilada;

3º- Usando uma espátula adiciona-se 2 a 3 espátulas de CuSO4 no copo de bequer que contem soluçãoNaHCO3 e agua destilada.

4º- Com ajuda da espátula transfere-se 2 gramas de NaOH adicionando-se na solução de NaHCO3, CuSO4, e agua destilada, e em seguida agita-se a solução para facilitar a dissolução do NaOH.

Equação: H2O2 + NaHCO3 + CuSO4 + NaOH          para a obtenção do reagente de benedict.[pic 2]

 5º- Em seguida transfere-se uma panelinha, uma quantidade não especifica da Coca-Cola zero para o posterior processo de catálise, isto é, a altas temperaturas por meio de uma fonte de aquecimento (fogão a carvão).

6º- Feito o processo de catálise, com ajuda de Micro-pipeta adiciona-se uma pequena quantidade do reagente de benedict para ao recipiente contendo Coca-Cola zero em processo de catálise.

Fundamentação teórica:

Carboidratos são polidroxoaldeidos ou polidroxocetonas ou substâncias que liberam tais compostos por hidrolise. Comummente utilizamos o termo Carboidratos sinónimo de açúcar, substancias estruturalmente simples que normalmente apresentam sabor doce, utilizados com muita frequência na produção de alimentos.

Porem existem outros tipos de carboídratos, que fazem parte da constituição de alimentos/ mais que a sua estrutura química é mais complexa

O termo carboídratos denota hidratos de carbono, designação oriunda da fórmula geral (CH2O) n apresentada pela maioria dessas moléculas, sendo os compostos polihidroxido contendo um grupo Aldeídos, cetona, álcool ou acido carboxílico e derivado. Podendo ser chamado polihidroxialdeidos, polihidroxicetonas, polihidroxialcoois ou polihidroxiacidos.

1°- HOCH2— (CHOH)n — COH; polihidroxialdeidos [pic 3]

2°- HOCH2— CO — (CHOH)n-1 –-CH2OH; polihidroxicetonas

3°- HOCH2— (CHOH) n – COOH; polihidroxialcoois

4°- OHCH2— (CHOH)n – COOH. Polihidroxiacidos.

Uma importante propriedade dos monosacarideos é a capacidade de serem oxidados por iões de Cu2+. O açúcar com tal propriedade é chamado açúcar redutor, o grupo carbonila é oxidado com a carboxila com a conformidade na redução.  

Observação:

Feita a mistura/ solução de CuSO4 no copo de bequer que continha a soluçãoNaHCO3 e água destilada. Após a adição do NaOH verificou-se uma efervescência e o aquecimento do recipiente. Possibilitando uma reacção exotérmica.

Após a reacção da Coca-Cola zero com o reagente de beneditc observou-se uma alteração da cor do refresco (castanho preto) para cor verde-escuro.

Passados alguns dias verificou-se uma outra mudança de cor que tomando ultima vez (verde-escuro). Para preto acastanhado.

Resultados e Discussão

Diferentemente do que é dito pela literatura a solução homogénea do reagente de benedict, apresentou a coloração azul. O resultado é baseado na redução do ião Cu2+ a Cu+ devido ao poder redutor dos cabonilos em solução alcalina (JUNIOR, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (631.9 Kb)   docx (574.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com