TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Proposta de Tabuleiro Orgânico

Por:   •  29/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.702 Palavras (11 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

                                                 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

                                                  MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

                        SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

                         INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS RIO VERDE[pic 2]

[pic 3]

PROJETO DE ENSINO

TABULEIRO ORGÂNICO

Pesquisa e Práticas de Intervenção em Educação II

Rosenilde Nogueira Paniago

Discentes:

Amanda Kectllen

Glauton Pereira

Ian Ferreira

Laylla Rosa

Karen Cristhine

 Nilton Cesar

 RIO VERDE – GO

2022

SUMÁRIO

[a][b]

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVO GERAL        5

2.1 Objetivos específicos        5

4.        JUSTIFICATIVA         5

5.        METODOLOGIA        6

7.        CRONOGRAMA        11

7.      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

  1. INTRODUÇÃO[c]

Visando estreitar a relação entre teoria e prática, adequar, dinamicamente, os saberes teóricos aos saberes práticas, em parcerias com escolas de educação básica da rede pública.O atual projeto visa estimular futuros professores a imergirem no ambiente escolar, com a postura pesquisadora, a fim de promoverem projetos de ensino, permitindo a atuação em sala de aula.

Deste modo, visto que o mesmo visa formar professores e sendo o objetivo da prática docente a formação dos alunos, os residentes, para além da própria formação, devem se voltar para os alunos, pois eles fazem parte também do processo educativo, visto que a educação ocorre no diálogo (FREIRE, 1974).

Sendo assim, considerando o descontentamento dos estudantes com relação ao ensino da química na educação básica, bem como a consequente dificuldade em relacionar a química escolar com a química do cotidiano, o presente trabalho visa ensinar a química escolar por meio de jogos, especificamente como atuando na área de conhecimento a química orgânica, referenciando assim uma abordagem qualitativa as funções orgânicas.  

O trabalho será realizado partindo de um tema conhecido pelos alunos para a química, enquanto disciplina científica. Através da temática geradora referente ao estudo do meio ambiente, será promovido a criação de um ambiente para a aprendizagem significativa. Ou seja, um ambiente no qual os conhecimentos prévios dos alunos são utilizados, e por isso, valorizados, como o fundamento para o conhecimento que será ensinado. Dessa forma, indo do conhecido para o desconhecido, em um processo de construção do saber (MOREIRA E MASINI, 2005).

As práticas de ensino a serem desenvolvidas terão suporte nas metodologias ativas e culura maker…. aqui fundamentar com os textos indicados no site

  1. OBJETIVO GERAL[d]

Induzir o aluno para que se interesse pelo conteúdo de química utilizando a cultura do “faça você mesmo” como instrumento, proporcionando aos alunos experiências práticas com a confecção de um jogo que visa aprimorar o processo ensino-aprendizagem da química, com enfoque no meio ambiente.  

2.1 Objetivos específicos

  • Realizar uma aula expositiva sobre o conteúdo de funções orgânicas nas duas turmas;
  • Aplicar o jogo em uma das turmas;
  • Analisar a eficácia ou falta dela por meio de observação, vivência e relato de experiência.

  1. QUESTÃO

O projeto em questão baseou-se na seguinte questão: O que pode ser aprimorado, dentro do processo de ensino e de aprendizagem da química, que torne seu ensino mais paupável, mais introduzido dentro do cotidiano do aluno e, pricipalmente, mais atraente? A nossa hipótese é de que trazer jogos lúdicos, dando como suporte a cultura maker, onde discentes participem do processo, é uma incrementação dentro do ambiente escolar.

  1. JUSTIFICATIVA

[e]

Partindo do ponto de princípio de que o ensino de química orgânica apresenta sérios problemas de assimilação, por parte dos alunos, e que a forma mais dinâmica de ensinar é trazendo vertentes temáticas, o que é mais aceito pelos alunos e facilitando a compreensão do conteúdo. Utilizando ferramentas como exercícios e/ou práticas para melhor assimilação, faz-se uso de um jogo de tabuleiro com o tema funções orgânicas, com enfoque em química orgânica nas questões ambientais e o intuito de aprendizagem na prática, utilizaremos o jogo como uma ferramenta de extensão da nossa didática e como mecanismo de coleta de dados para avaliação posterior.

  1. METODOLOGIA

Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, em que serão utilizados os pressupostos da pesquisa–ação. A pesquisa qualitativa é baseada em cinco características  listadas abaixo.

  • A pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador  como seu incipal instrumento.
  • Os dados são predominantemente descritivos.
  • A preocupação é muito maior com o processo do que com o produto.
  • O significado que as pessoas dão as coisas e à sua vida são foco de atenção especial para o pesquisador.
  • A análise de dados tende a seguir um processo indutivo.

A pesquisa qualitativa ou naturalística, segundo Bogdan e Biklen (1982), envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes.

Vale ressaltar que todos os materiais podem ser adaptados para a realidade escolar, haja vista que o tabuleiro pode ser realizado de diferentes maneiras devido a adaptação do docente com os materiais disponíveis para o uso, pois a intenção é que a proposta seja desenvolvida com o menor custo possível para as instituições de ensino público seguindo  orientaçoes do MEC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (257.1 Kb)   docx (72 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com