TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUÍMICA E A EDUCAÇÃO

Por:   •  23/10/2015  •  Artigo  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

O Ensino de Química requer o uso de diferentes linguagens

Na sociedade atual, diante do grande volume de informações e da velocidade com que estas chegam até nós, a escola tem que estar em constante evolução. Não é mais possível que a instituição de ensino seja comparada a transmissora de conhecimento e o professor ao detentor do mesmo. A escola deve ser um ambiente de estímulo à criatividade, busca e descoberta do conhecimento; de trocas de experiências e um meio de motivação à reflexão e à crítica.

O ensino de química requer um grande esforço por parte do professor tendo em vista, além da dificuldade que a própria disciplina traz consigo, devido ao volume de conceitos e mecanismos de ações, também um esteriotipo de complexidade. Ser um mediador na interação entre o objeto, que no caso é a matéria química, e os sujeitos (estudantes) não é uma tarefa fácil, e exige além de conhecimento acadêmico, uma busca pela metodologia mais adequada para uma melhor eficiência da relação ensino-aprendizagem.

O professor funciona apenas como mediador quando à medida que, possuindo um conhecimento acadêmico específico, consegue, através de formas variadas, guiar e estimular seus alunos a navegarem pelo conhecimento, fazerem suas próprias descobertas e desenvolverem sua capacidade de observar, pensar, comunicar e criar.

A linguagem é extremamente importante no processo de ensino–aprendizagem pois,  através dela é que se iniciará a compreensão do aluno sobre o conteúdo. Seja qual for a linguagem utilizada, esta deve ter uma interação com o sujeito para que nele seja gerado um estímulo de produção do conhecimento próprio, a chamada aprendizagem significativa.

O conhecimento e o uso de diferentes linguagens como metodologia no ensino de química visa, acima de tudo, alcançar com mais eficiência o objetivo principal da escola que é o aprendizado. Cada aluno, como ser individual e distinto, possui seu arsenal de conhecimento e experiências que interferirão na captação das novas informações assim como também na construção do seu próprio conhecimento.  Sendo assim, a utilização de diferentes linguagens devem funcionar como mecanismo motivacional da capacidade dos alunos em construírem seus próprios conhecimentos, ampliando suas visões a respeito da realidade e tornando-se agentes críticos da mesma.

REFERENCIAL TEÓRICO

“A estrutura da língua que uma pessoa fala influencia a maneira com que esta

pessoa percebe o universo ...”

 “Uma palavra que não representa uma idéia é uma coisa morta, da mesma forma que

uma idéia não incorporada em palavras não passa de uma sombra.” (Lev Vygotsky).

De acordo com Vygotsky, a linguagem tem papel fundamental na  maneira como o indivíduo compreende o mundo a sua volta. Inclusive influenciando a forma como a mesma percebe este mundo, tal a importância da linguagem. Ele aborda sobre a fala mas podemos estender para os diversoso tipos de linguagem. Segundo  Vygotsky, as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade (Luria, 1976). Portanto, as habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo não são determinadas por fatores congênitos.  São, isto sim, resultado das atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura em que o indivíduo se desenvolve. Conseqüentemente, a história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoal desta criança são fatores cruciais que vão determinar sua forma de pensar. Neste processo de desenvolvimento cognitivo, a linguagem tem papel crucial na determinação de como a criança vai aprender a pensar, uma vez que formas avançadas de pensamento são transmitidas à criança através de palavras (Murray Thomas, 1993).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com