TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Do Amor

Por:   •  14/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 7

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DANILO IRINEU DARIS

INVESTIGAÇÃO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

JADERSON PEDROSSINI

RODEIO BONITO

JADERSON PEDROSSINI

A QUÍMICA DO AMOR

Projeto de Pesquisa do Componente Curricular Seminário Integrado Do Ensino Médio Politécnico do 2º Trimestre, Pela Escola Estadual de Ensino Médio Danilo Irineu Daris, Rodeio Bonito.

                                                                                                                

Orientador(a): Luiz Gilberto Gatti

RODEIO BONITO

AGOSTO 2015

RESUMO

        Não podemos negar que o amor está presente em nossa vida, durante todo seu processo, desde o nascimento, até à morte, mesmo assim muito de nós não sabe o grande envolvimento da química com tudo isso, já que o amor que sentimos, nada mais é do que reações químicas em nosso sistema corporal, assim como outros sentimentos, a raiva, a angustia e a tristeza, por exemplo.

Palavras-Chave: Amor, Química, Sentimentos, Reações, Processos.

SÚMARIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 4

2 A QUÍMICA PRESENTE NO AMOR......................................................................... 5

2.1 O que são Hormônios, feromônios e neurotransmissores..................................... 5

2.2 As 3 Principais Fases da Química Presentes no Amor......................................... 6

2.3 Amor à Primeira Vista............................................................................................. 8

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................... 10

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................... 11

1 INTRODUÇÃO

Num programa que desvenda a química escondida no nosso dia a dia, pode parecer-vos estranho falar de Amor, quase sempre celebrado como um fenómeno espiritual, por vezes apenas físico, mas raramente visto como resultado da ação de algumas substâncias químicas sobre o cérebro. A verdade é que o “Amor” é um complexo fenómeno neurobiológico, baseado em atividades cerebrais que incluem o desejo, a confiança, o prazer e a recompensa e envolvem a ação de um número elevado de mensageiros químicos.

2 A QUÍMICA PRESENTE NO AMOR

O “amor” é um complexo fenômeno neurobiológico, baseado em atividades cerebrais, que incluem principalmente certas moléculas, denominadas de hormônios. Esse nome é de origem grega, significando “incitar”, exatamente porque os hormônios têm a função de levar mensagens químicas, coordenando as atividades de diferentes células em organismos multicelulares.

2.1 O que são Hormônios, feromônios e neurotransmissores

Os feromônios, são substâncias químicas que, disseminadas entre seres de uma mesma espécie, promovem reações específicas em seus indivíduos. Os feromônios secretados ou excretados são capazes de suscitar respostas de tipo fisiológico e/ou comportamental em outros membros que estejam num determinado raio do espaço ocupado pelo emissor. Existem vários tipos de feromônios, como os feromônios sexuais, de agregação, de alarme, entre outros

Hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam dentro da corrente sanguínea. O sangue transporta esses hormônios para atuarem em áreas específicas do organismo. Os hormônios são governados por atividades cerebrais e regulam o crescimento, o desenvolvimento, controlam as funções de muitos tecidos, auxiliam as funções reprodutivas e regulam o metabolismo. O termo "hormônio" tem origem grega e significa "pôr em movimento".

Os hormônios sexuais iniciam sua secreção por volta dos 10 anos de idade. O declínio desses hormônios é inversamente proporcional ao envelhecimento, ou seja, quanto mais velho o indivíduo fica, menos hormônios sexuais ele vai produzir naturalmente. Esse processo pode chegar até o desaparecimento total da produção desses hormônios a exemplo dos homens, no caso da mulher, no período conhecido como menopausa, o corpo cessa a produção de tais hormônios. Além disso, durante a vida, as pessoas podem apresentar patologias congênitas ou adquiridas, disfunções ou desequilíbrios hormonais que necessitam de um tratamento específico.

Os neurotransmissores são substâncias químicas liberadas pelos neurônios e utilizadas para a transferência de informações entre eles. Os mensageiros químicos liberados pelas células variam entre dois tipos: hormônios secretados diretamente no sangue, com ação ampla, e neurotransmissores secretados durante as sinapses, atuando na membrana pós-sináptica que encontra-se próxima ao terminal nervoso. Outras substâncias com propriedades neurotransmissoras não são classificadas com tanta facilidade.

2.2 As 3 Fases Principais da Química no Amor

1ª fase

Nessa fase as sensações e o desejo sexual são iniciados no corpo humano. Eles são despertados pela circulação dos hormônios sexuais, iniciada na adolescência: a testosterona nos homens e o estrogênio nas mulheres.

Fórmulas estruturais da testosterona e do estrogênio

Mesmo antes de encontrarmos o ser amado, quando ainda estamos procurando um parceiro, sentimos uma necessidade de formarmos pares, porque isso assegura a geração de descendentes e oferece um ambiente seguro que permita ao ser gerado poder amadurecer e tornar-se capaz de sobreviver sozinho.

2ª fase

Quando então nos apaixonamos, os compostos químicos que atuam em nosso cérebro nos fazem só pensar na pessoa amada. O cheiro da pessoa amada é um bálsamo estimulante, quase uma droga que mexe com o cérebro e com o corpo. Isso ocorre porque as moléculas que emanam da pessoa vão pelo nariz e quando entram em contato com os hormônios olfativos, a informação é transmitida para o cérebro. Nesse momento sensações e memórias se fundem, o hipocampo registra a imagem do amado e determinado cheiro passará a sempre estar ligado à sua imagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com