TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química dos Agrotóxicos

Por:   •  28/8/2018  •  Resenha  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

BRAIBANTE, Mara Elisa Fontes; ZAPPE, Janessa Aline. A química dos agrotóxicos. Química nova na escola, v. 34, n. 1, p. 10 – 15, fev. 2012.

Desde o seu surgimento aos dias de hoje, os agrotóxicos têm papel fundamental na agricultura para controlar pragas e doenças de plantas e, em função disso, promovem o aumento da produção agrícola e crescimento da população. Em contrapartida, podem causar doenças e intoxicações quando não utilizados corretamente. Pensando nisso, Maria Elisa Fontes Braibante, licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), doutora em Ciências (Química Orgânica) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professora do Departamento de Química da UFSM e Janessa Aline Zappe, licenciada em Química pela UFSM e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM), com a sensibilidade própria dos educadores, apresentam o artigo "A Química dos Agrotóxicos", fazendo uma abordagem objetiva sobre a utilização de agrotóxicos e sua relação com os conteúdos da Química, mostrando que o mesmo se organizará a partir de uma perspectiva histórica do seu desenvolvimento até os dias atuais. Além disso, explica o seu benefício para o homem em aumentar a produção de alimentos, combatendo as pragas que afetam as plantações em confronto com as consequências de sua utilização no meio ambiente e para a saúde do trabalhador.

No tópico a história dos agrotóxicos: dos rituais aos organofosforados, as autoras abordam o surgimento e a evolução no descobrimento de agrotóxicos mais eficazes. Como a necessidade de espantar as pragas sempre esteve presente na humanidade, primeiro houveram manifestações e rituais religiosos que buscavam servir a este fim, mas com o desenvolvimento da agricultura no século XVIII e o aumento da produtividade, novas práticas tiveram que ser buscadas e daí nasceu a sintetização de compostos para o controle delas. Essa prática passou por modificações ao longo dos anos, com destaque para o período da Segunda Guerra Mundial, onde o desenvolvimento de inseticidas foi acelerado devido às demandas da Guerra, chegando aos dias atuais, com a existência de inúmeros compostos químicos para o controle e sempre aparecendo a demanda por novos produtos. Porém, com o desenvolvimento de estudos sobre a consequência destes para o meio ambiente e à saúde, surge o caminho oposto, de abandono destas práticas e a busca pela agricultura orgânica ou agroecológica, como alternativa para a

3

sustentabilidade ecológica. Vale ainda ressaltar que, a descrição detalhada da composição química dos agrotóxicos, de onde são extraídos e a finalidade para a utilização de cada um deles, é oportuna na medida em que justifica a possibilidade de danos ao meio ambiente e à saúde.

Já no tópico agrotóxico e o ensino da química, as autoras pontuam a importância de introduzir o tema dos agrotóxicos nas aulas de química. Além de ser uma forma de contextualizar e mostrar aplicações práticas dos conteúdos aprendidos, este é um tema social, de grande importância, e, enquanto tal, deve ser abordado nas escolas. Nesse contexto, o uso de ilustrações e quadros explicativos, facilitam a leitura e compreensão dos conceitos da Química

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com