TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REUTILIZAÇÃO DO OLEO DE COZINHA

Por:   •  19/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

Introdução.......................................................................................................1

Desenvolvimento............................................................................................2

Conclusão.......................................................................................................6

Referências....................................................................................................7

Introdução

Esse trabalho irá abordar como tema principal a Reutilização do óleo, utilizando também subtemas como: polos de coleta em Salvador, reação de rancificação, biodegrabilidade, problemas de saúde causados pela reutilização do óleo e entre outros.

1

Desenvolvimento

1.Polos de coleta de óleo em Salvador

O que muita gente desconhece é que o óleo de cozinha descartado pode causar sérios riscos ambientais, como o entupimento de bueiros que escoam a água das chuvas para o sistema de esgoto, contaminação de córregos, rios e até mesmo dos lençóis freáticos. Senso assim, aqui na Bahia, está sendo coletado óleo pela Petrobras e, anda, pode-se descartar o óleo em PEV’s para reciclagem.

2.Biodegrabilidade

Biodegradável é o produto ou substância que pode decompor nos elementos químicos que compõem, devido à ação de agentes biológicos, tais como plantasanimaismicrorganismos e fungos, em condições ambientais naturais. Biodegradação é a característica de algum produto químico para ser utilizado como substrato para as substâncias microrganismos, que utilizado para produzir energia (por respiração celular) e criar outras substâncias, tais como aminoácidos, novos tecidos e novos organismos. 

3.Reação de rancificação

A rancificação de óleos e gorduras pode ser classificada em dois grupos: rancidez hidrolítica e oxidativa. A rancidez hidrolítica enzimática é a hidrólise de óleos e gorduras com a consequente produção de ácidos graxos livres. Essa reação se faz devido à ação de enzimas lipases de origem microbiana ou de lipases das próprias sementes oleaginosas, cuja reação ocorre naturalmente. Nas refinarias de óleos, os ácidos graxos produzidos pelas lipases das sementes são removidos durante os processos de refinamento. A rancidez oxidativa ou auto-oxidação é a reação mais importe em gorduras e óleos do ponto de vista da qualidade. É uma reação do oxigênio atmosférico com as duplas ligações dos ácidos graxos insaturados.

2

Esta reação produz hidroperóxidos e peróxidos, que posteriormente irão produzir compostos voláteis, cetonas e aldeídos que irão caracterizar o odor de ranço nos alimentos.

4.Reação de esterificação

Basicamente, as reações de esterificação são aquelas em que um ácido carboxílico reage com um álcool e produz éster e água.

Quando essa reação é realizada em ambiente fechado, tende a ocorrer também no sentido inverso. Isso significa que a água reage com o éster e regenera o ácido carboxílico e o álcool, atingindo o equilíbrio químico. Essa reação inversa que ocorre entre o éster e a água é chamada de hidrólise.

5.Reação de saponificação

Em termos gerais, a reação de saponificação ocorre quando um éster em solução aquosa de base inorgânica origina um sal orgânico e álcool. A Reação de saponificação também é conhecida como hidrólise alcalina, através dela é que se torna possível o feitio do sabão. Falando quimicamente, seria a mistura de um éster (proveniente de um ácido graxo) e uma base (hidróxido de sódio) para se obter sabão (sal orgânico).

6.Polaridade das moléculas

A polaridade de uma ligação e de uma molécula está relacionada à distribuição dos elétrons ao redor dos átomos. Se essa distribuição for simétrica, a molécula será apolar, mas se for assimétrica, sendo que uma das partes da molécula possui maior densidade eletrônica, então se trata de uma molécula polar. A polaridade das moléculas pode ser visualizada quando a sua substância constituinte é submetida a um campo elétrico externo. Se as moléculas se orientarem na presença desse campo, ou seja, se uma parte for atraída pelo polo positivo e a outra parte da molécula for atraída pelo polo negativo, então, elas são polares. Do contrário, se elas não se orientarem, elas são apolares.

3

7.Tensão superficial

A polaridade das moléculas pode ser visualizada quando a sua substância constituinte é submetida a um campo elétrico externo. Se as moléculas se orientarem na presença desse campo, ou seja, se uma parte for atraída pelo polo positivo e a outra parte da molécula for atraída pelo polo negativo, então, elas são polares. Do contrário, se elas não se orientarem, elas são apolares. Por causa da tensão superficial, alguns objetos mais densos que o líquido podem flutuar na superfície, caso estes se mantenham secos sobre a interface. Este efeito permite, por exemplo, que alguns insetos caminhem sobre a superfície da água e que poeira fina não afunde.

8.Problemas causados pela reutilização do óleo

A reutilização excessiva do óleo de cozinha de alimentos por restaurantes produz elementos tóxicos que podem causar doenças degenerativas, cardiovasculares e envelhecimento precoce, segundo o pesquisador Márcio Antônio Mendonça, do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB). Mendonça analisou o óleo de fritura de quatro restaurantes do Distrito Federal, que servem quatro mil refeições por dia. O óleo de fritura nesses estabelecimentos, constatou o pesquisador, chegava a apresentar acidez quatro vezes maior que o percentual de 0,3% permitido ao produto quando sai da fábrica. O índice de gordura saturada, acrescentou, também era três vezes maior do que o estabelecido pela lei. "O óleo perde seus constituintes naturais com a reutilização e forma compostos tóxicos, prejudiciais à saúde", afirmou Mendonça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com