TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Separação de Misturas

Por:   •  10/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

Resumo2

Objetivo3

Introdução4

Materiais e Reagentes5

Procedimento6

Resultado e Discussões7

Conclusões 9


Resumo

Experimento feito no laboratório de química II, para colocar em pratica aquilo que aprendemos em sala de aula. No dia 01/09/2014 com a turma do 2ª semestre de Engenharia de Produção.


Objetivo

O objetivo da experiência é estudar a separação das misturas, aplicando o método de filtração, separação magnética e vaporação. São quatro substâncias: areia, Limalha de ferro, cloreto sódio ( NaCl) e agua.

A experiência foi feita no laboratório, com supervisão e de acordo com as normas de segurança.

.


Introdução

Hoje em dia na natureza, dificilmente encontramos substâncias puras. Em função disso, necessariamente utilizamos métodos de separação se quisermos uma determinada substância. Neste experimento, tivemos a oportunidade de testar os métodos de filtração, separação magnética, evaporação, em uma mistura contendo NaCl, Limalha de ferro, e areia.


EXPERIMENTO SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Materiais e Reagentes utilizados:

-Mistura contendo areia lavada (10g), Limalha de ferro (10g), Cloreto de Sódio (5g)

- 20ml de H2O destilada.

-Tripé;

- Tela de Amianto;

- Bico de Bunsen;

- Suporte universal;

- Garras;

- Luvas;

- Funil de vidro;

- Óculos de proteção;

- Papel de filtro;

- Béquer de 250 ml;

- Béquer de 100ml;

- Palito de madeira com fio de cobre enrolado;

- imã;

- 1 Bastão de Vidro (bagueta)

Procedimento

Separar uma mistura contendo:

  • Areia lavada.
  • Limalha de ferro.
  • Cloreto de Sódio (NaCl)

Pegamos uma mistura contendo os três componentes (10g de areia lavada; 10g de limalha de ferro; e 5g de NaCl), misturados em um béquer de 250 ml.

Em uma folha de sulfite despejamos toda a mistura (areia, limalha de ferro, NaCl), e com o auxílio de um imã fizemos a separação da limalha de ferro dos demais componentes.

Devolvemos no béquer de 100ml o produto restante (NaCl e areia), e misturamos na solução 20ml de H2O destilada, e com o auxílio da bagueta solubilizamos totalmente o NaCl.

Fixamos o funil de vidro na garra juntamente com o suporte universal, onde dobramos o papel de filtro em duas partes e inserimos dentro do funil, depois colocamos a mistura de (NaCl, areia e H2O destilada) dentro do funil, e com o auxílio da baqueta agitamos para maior filtração e para acelerar o processo.

Colocamos um béquer de 250ml para recuperar a parte da mistura que passou pelo funil que foi ( H2O e NaCl) e no papel de filtro restou apenas a areia.

Utilizamos um tripé e sobre ele a tela de amianto, onde colocamos o béquer com a mistura, ligamos o Bico de Bunsen e deixamos a mistura esquentando até chegar no ponto de ebulição do H2O que é aproximadamente 100ºC, quando este atingiu o ponto de ebulição evaporou, restando no béquer o NaCl e resíduos de areia.

Resultados e discussões

Conseguimos fazer a separação das 3 misturas, utilizando os métodos de:

- Separação Magnética-  utilizando um imã que atraiu a limalha de ferro, deixando os outros componentes que não são atraídos pelo imã.

- Filtração- onde usamos uma mistura heterogênea de um sólido que no caso foi a areia disperso no H2O onde estava solubilizado o NaCl, a areia ficou retida no filtro enquanto o H2O e o NaCl atravessaram.

- Evaporação-  evaporamos o H2O restando o NaCl

Observação: Quando filtramos a mistura de (NaCl, arei e H2O), obtivemos uma líquido de H2O e NaCl turvo, provavelmente por que ao filtrarmos a fim de acelerarmos o processo de separação utilizamos a bagueta para mexer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com