TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Solubilidade de Substâncias Orgânicas

Por:   •  10/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A solubilidade é uma área de extrema importância para a química devido a uma diversidade enorme de fenômenos e propriedades químicas envolvidas na sua compreensão. Basicamente, o processo de solubilização de uma substância química depende da interação entre soluto e solvente, podendo ser definida como a quantidade de soluto que se dissolve em uma determinada quantidade de solvente, em condições de equilíbrio. No caso dos compostos orgânicos, a polaridade está relacionada não somente com a diferença de eletronegatividade entre os átomos, mas também com a estrutura molecular, mais especificamente com a polaridade das ligações e da espécie química, além de sua geometria. Assim, a polaridade será determinada pela soma vetorial dos momentos dipolos das moléculas individuais, o que por sua vez dependerá da sua geometria. No caso do tetracloreto de carbono, a eletronegatividade do cloro é maior que a do carbono, porém devido à geometria tetraédrica da molécula, a soma vetorial é zero, não tendo assim um dipolo resultante, sendo uma molécula apolar. (SOLOMONS, FRYHLE, 2012)

[pic 1]

Figura 1- Molécula de tetracloreto de carbono (CCl4)

Fonte: Solomons, Fryhle, 2012

Via de regra, “polar dissolve polar, apolar dissolve apolar”, ou seja, compostos altamente polares são solúveis em solventes polares e compostos apolares ou levemente polares são solúveis em solventes apolares ou de baixa polaridade. Dessa maneira, a polaridade está diretamente relacionada com as forças intermoleculares na interação entre solvente e soluto. Isso significa que a dissolução de um sólido ou líquido em outro líquido só é possível se as forças de atração entre as moléculas do soluto e do solvente forem fortes o suficiente para romper as ligações entre as moléculas do soluto e entre as moléculas do solvente.

A explicação da insolubilidade de substâncias apolares em solventes polares como a água por exemplo, se deve às fracas forças existentes geralmente entre as moléculas do soluto. Pelo fato das interações entre as moléculas do soluto e do solvente serem igualmente fracas, não resultam em uma energia suficiente para separar as próprias moléculas do solvente, que assim terão uma tendência a permanecerem unidas, não ocorrendo a solubilização (MARTINS, et al, 2013).

RESUMO

A solubilidade de compostos orgânicos é de fundamental importância para a compreensão de diversos fenômenos químicos. Para isso é necessário o completo entendimento das interações intermoleculares envolvidas nesse processo. No caso dos compostos orgânicos, a polaridade está diretamente relacionada com a diferença de eletronegatividade entre os átomos, além da geometria molecular do solvente e do soluto. A regra que diz que “semelhante dissolve semelhante” deve ser usada com cuidado, pois existem algumas exceções. Geralmente, as substâncias orgânicas se dissolvem em líquidos também orgânicos, mas para isso as forças de atração entre as moléculas do soluto e do solvente devem ser fortes o suficiente para compensar o rompimento das forças de atração entre as moléculas do soluto e entre as moléculas do solvente.

O presente trabalho teve como objetivo a análise de diversas substâncias e sua solubilidade em diversos solventes, inclusive com alteração do nível de acidez do meio e sua influência na solubilidade.

CONCLUSÃO

A solubilidade de substâncias orgânicas em solventes polares ou apolares, via de regra, é diretamente relacionada com a solubilidade do soluto e do solvente que estão interagindo na solução. A regra geral de semelhante dissolve semelhante deve ser usado com parcimônia, pois existem algumas exceções.

No presente trabalho, pode ser observada uma grande diversidade de substâncias e sua solubilidade nas mais diversas situações, facilitando o processo de ensino aprendizagem, reforçando a importância de se aliar teoria e prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com