TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SÍNTESE DO ALÚMEN DE ALUMÍNIO E POTÁSSIO

Por:   •  11/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

EXPERIMENTO N° 09

SÍNTESE DO ALÚMEN DE ALUMÍNIO E POTÁSSIO

Prof. José Carlos Guesser

Acadêmicos : Lucas Acco Rodrigues

Gabriel de Oliveira Guedes

________________

1. Objetivos

A finalidade desse experimento é sintetizar o sulfato duplo de alumínio e potássio (KAl(SO4)2.12H2O a partir do alumínio encontrado em latas de refrigerante, cerveja e etc descartadas.

________________

2. Introdução

Descobrir qual o melhor destino para os resíduos gerados nos processos de consumo é um desafio nas sociedade moderna, visto que, quanto mais crescem as cidades, maior seu acúmulo. A questão a ser discutida é qual processo pode ser usado a fim de haver o equilíbrio entre a degradação ambiental e o interesse econômico das indústrias junto ao consumismo da sociedade.

A reutilização consiste no uso de um produto por mais de uma vez, ou seja, o consumidor final deve se conscientizar e reutiliza-lo, ou, usar a criatividade para dar uma nova função ao produto. Por outro lado, a reciclagem é a recuperação de um material descartado, transformando novamente em matéria prima através de métodos químicos.

Esses processos devem ser deflagrados para a sociedade. As pessoas são incentivadas por veículos midiáticos a consumirem sem consciência. Com isso, surge uma preocupação com as gerações futuras que inevitavelmente estão expostas ao mundo consumista. Uma proposta para garantir o equilíbrio consumo/sustentabilidade é a informação. Projetos escolares incentivando as crianças a reutilizarem os produtos que consomem, como por exemplo latas de alumínio e garrafas PET, são maneiras de acrescentar um “DNA ambientalista’’ indispensável para garantir o equilíbrio da vida.

Em questões de reciclagem, o Brasil apresentou em 2015 liderança na reciclagem de alumínio para envase de bebidas correspondendo a 292,5 mil toneladas recicladas. De um modo geral, foram 602 mil toneladas recicladas, o que evita a extração da bauxita, como também, evita o consumo de energia, visto que o processo de reciclagem utiliza cerca de 7% da energia elétrica utilizada para extrair o alumínio da natureza.

Alúmen se caracteriza por ser um sal inorgânico que apresenta em sua composição dois ânions sulfato (SO₄)₂, um cátion monovalente e um cátion trivalente. Sua aplicação industrial se faz na área dos cosméticos, beneficiamento de couros, como mordente na tinturaria e tratamento de água contaminada. O alúmen do experimento é o duplo sulfato de alumínio e potássio 2KAl(SO4)2.12H2O, que é encontrado naturalmente em incrustações de rochas e utilizado como floculante no tratamento da água.

A síntese do alúmen de alumínio e potássio a partir de latas de refrigerante ocorre através de uma reação redox, e reações ácido-base. Inicialmente, para dissolver a camada de óxido de alumínio, utiliza-se uma solução alcalina. A partir da formação do ânion 2[Al(OH)4], adicionando ácido sulfúrico sob agitação ocorre a precipitação do alúmen de alumínio e potássio.

Numa reação, é comum ocorrer de a massa total dos reagentes não ser completamente em produto, então, surge a necessidade de calcular o rendimento da reação, que é feito em 3 passos. Primeiramente, se calcula o rendimento teórico, em seguida verifica se há excesso no reagente limitante, e por fim relaciona-se o rendimento teórico com o rendimento percentual.

________________

3. Parte Experimental

Os procedimentos experimentais apresentados baseiam-se em: SÁ, LUCIANA; GESSER, JOSÉ CARLOS; YUNES, SANTIAGO FRANCISCO. Introdução ao Laboratório de Química. Disponível em: <qmcbasica.paginas. ufsc.br/> . Acessado em: 22 de maio de 2019.

________________

4. Resultados e discussões

Para obtenção do sulfato duplo de alumínio e potássio utilizou-se técnicas baseadas em reações ácido-base para fornecer ao alumínio o número de oxidação correto para a formação do produto desejado.

1. Adição de alumínio metálico em solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (555.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com