TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese do Biodiesel

Por:   •  8/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 5

                                                                                                                 

Professor: Sandro Ribeiro                                                                   Data: 04/04/2018                                                                                                         Cidade: Vassouras-RJ[pic 1]

Síntese do Biodiesel

Grupo:                 Guilherme Coutinho                        (201610483)

         Lucas Ladeira                          (201610135)

Elyakyn Guimarães                         (201610189)

Douglas Farelli                         (201610227)

Victor Fabiano                        (201610778)

Objetivo:

Esta aula prática tem como objetivo a obtenção do biodiesel a partir de óleo de soja natural, como um experimento alternativo aos já existentes destinados ao estudo das reações de transesterificação.

Introdução:

O biodiesel é um termo empregado para descrever os ésteres de ácidos graxos derivados de óleos vegetais e gorduras naturais obtidos através de um processo de transesterificação, no qual ocorre a transformação de triglicerídeos em moléculas de ésteres de ácidos graxos, cujas propriedades são similares as do óleo diesel.

A transesterificação, também chamada de alcóolise, é o método mais comum pra converter triglicerídeos em biodiesel, ou em termos mais simples, converter óleo vegetal por uma reação química que utiliza metanol ou etanol, catalisado por hidróxido de potássio. Nesta reação, os triglicerídeos reagem com o álcool de cadeia curta para produzir éteres de ácidos graxos e glicerol. Este processo quebra triglicerídeos transformando suas cadeias em estruturas mais simples, os monoéteres, com baixas viscosidades, gerando menor teor de resíduos de carbono após combustão.

A soja da origem a produtos e subprodutos muito usados pela agroindústria, indústria química e de alimentos.  Recentemente, a soja vem crescendo também como fonte alternativa de combustível. O biodiesel de soja já vem sendo testado por instituições de pesquisas em diferentes cidades brasileiras sendo a mais apropriada para a produção do Biocombustível. A soja representa grande importância para a economia nacional já que o Brasil é o segundo maior produtor mundial da oleaginosa.                                 O Biodiesel pode ser competitivo contribuindo com as questões ambientais.

Revisão Bibliográfica:

Biodiesel é um combustível originado de fontes renováveis produzidos a partir de óleos vegetais (babaçu, soja, mamona, dendê, algodão, girassol etc.) ou gordura animal e um álcool (metanol ou etanol), na presença de um catalisador ácido ou básico, processo chamado de transesterificação. Apresenta características parecidas com o óleo diesel mineral e com a vantagem de ser ecologicamente correto. Os óleos vegetais são produtos naturais constituídos por uma mistura de três ésteres ligados a uma molécula de glicerina ou glicerol (triacilgliceróis ou triglicerídeos), cujos ácidos graxos contêm cadeias de 8 a 24 átomos de carbono com diferentes graus de instaurações.

[pic 2]

Esquema da transesterificação de um triglicerídeo genérico com metano

[pic 3]

Esquema do perfil cinético da transesterificação de um triglicerídeo

Procedimento Experimental:

Dividir o óleo em 3 aliquotas. Após a separação(filtração), coloca-se o bécker dentro de outro bécker – contendo a glicerina – e submete-se ao processo de aquecimento.

Após, o tubo de ensaio – com 15 ml de metanol – foi colocado sob agitação até que o NaOH fosse diluído na solução.

O bécker foi mantido, contendo óleo e metanol, e sendo agitado constantemente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (264.1 Kb)   docx (170.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com