TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

Por:   •  26/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

Disciplina: Tecnologia Cervejeira

PRÁTICA Nº 1

Aluna: Thaís Regina Moura Carvalho

Docente: João Paulo Ataíde Martins.

BELO HORIZONTE

24 de novembro de 2021

  1. INTRODUÇÃO

O peróxido de hidrogênio, popularmente conhecido como água oxigenada, é comumente utilizado para assepsia de ferimentos, ação desinfetante e principalmente no ramo da estética para modificar a cor dos cabelos. Esse produto pode ser encontrado em diferentes concentrações, que são determinadas em função do volume de O2 liberado por volume de solução.

A decomposição dessa substância é um fenômeno espontâneo, porém bastante lento. Uma das formas de acelerar esse processo é utilizando o cloreto férrico, que atua como um catalisador.

[pic 2]

Nessa prática, iremos estudar a cinética da decomposição do peróxido de hidrogênio na presença de cloreto férrico.

  1. OBJETIVO

Determinar a constante de velocidade da reação proposta e determinar o tempo de meia vida da decomposição do peróxido de hidrogênio, reação de primeira ordem.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Transferiu-se 5 ml de solução de ácido sulfúrico em sete erlenmeyers numerados, de 125 mL. Colocou-se 100 mL da solução de peróxido de hidrogênio em um erlenmeyer de 250 e transferiu-se para o mesmo 10 mL da solução de cloreto férrico, utilizando uma pipeta graduada. Acionou-se o cronômetro ao adicionar 5 mL da solução do catalisador e agitou-se a mistura por cerca de 6 minutos. Colocou-se 5 mL da mistura reativa no erlenmeyer de número 1 e titulou-se com permanganato de potássio. Seguiu-se o processo da reação titulando, sucessivamente, 5 mL de amostras da mistura reativa com intervalos aproximados de 2 minutos até completar sete titulações.Após a prática, esvaziou-se a bureta e lavou-se toda a vidraria.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os dados obtidos no experimento foram dispostos na Tabela 1.

Tabela 1 - Valores de volume de permanganato de potássio gasto na titulação de alíquotas da mista reativa coletadas em diferentes intervalos de tempo.

Erlenmeyer

Tempo (s)

V.KmnO4 (cm³)

Ln V.  KmnO4 (cm³)

1

522

8,00

2,08

2

652

4,50

1,50

3

833

3,50

1,25

4

991

2,20

0,79

5

1142

1,50

0,40

6

1300

1,39

0,26

7

1451

1,90

-0,10

A partir dos dados experimentais registrados foi construido o Gráfico 1. Por meio da regressão linear obteve-se os coeficientes a e b e consequentemente a equação da reta, encontrando:

                                  [pic 3]

[pic 4]

Gráfico 1 - Ln volume de permanganato (mL) em função do tempo (s)

Sendo a um coeficiente angular negativo, que corresponde à constante de velocidade (K) da reação catalisada, e b é o coeficiente linear, correspondendo à concentração do peróxido no instante da adição do catalisador. Dessa forma, temos que:

[pic 5]

Sabendo-se a constante de velocidade, e que a equação é de primeira ordem, determinou-se o tempo de meia vida para o peróxido de hidrogênio:

[pic 6]

Uma vez que a equação é de primeira ordem, e tendo conhecimento da constante K, foi possível calcular o tempo de meia vida de forma relativamente simples utilizando a fórmula acima. Caso o cronômetro fosse acionado antes da adição do catalisador, seria possível observar uma maior variação no tempo e caso fosse acionado depois, a variação de tempo seria menor.

E para determinar a concentração do peróxido de hidrogênio no “tempo zero”, basta utilizar a lei integrada da velocidade        

  1. CONCLUSÃO

Com essa prática foi possível determinar a constante de velocidade da reação proposta, encontrando k = 0,00224 e também determinar o tempo de meia vida da decomposição do peróxido de hidrogênio, obtendo 309,44 segundos através de uma reação de decomposição que possui cinética de primeira ordem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (577.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com