TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da utilização Estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da química

Por:   •  6/12/2021  •  Resenha  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

  1. A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da química. Fabiana Pauletti, Marcelo Prado Amaral Rosa; Francisco Catelli.
  2. O texto discute a utilização de formas de representações do conhecimento químico,  utilizando estratégias que envolvem o uso de aulas experimentais e softwares computacionais, apresentando as formas que os recursos serão aplicados, e barreiras de utilização no ensino de química.
  3. O artigo é dividido em 14 páginas, onde 3 laudas são de referências bibliográficas, na primeira temos a introdução, que apresenta o tema a ser discutido no artigo, nas páginas seguintes discutem sobre as representações químicas, um artigo com uma boa escrita e de fácil entendimento.
  4.  Na primeira sessão,há uma prévia do tema a ser discutido, mostrando as três divisões da representação no ensino da química que serão abordadas no texto, que são: macroscópico, microscópico e simbólico, deixando claro que existem várias  formas de representação na química.

  Na segunda seção, "Química: uma ciência visual”, discute sobre conteúdos da química no ensino médio que utilizam software computacional para representação de modelos atômicos, neste mesmo tópico discute que esse software auxilia no ensino de química, conforme outros estudos relatados no texto.

   Na terceira seção, aborda os três níveis de representação, explicando o significado de cada representação de forma resumida, e com exemplos do seu uso em sala de aula. Para Gabel é importante compreender os três níveis de representação no ensino médio, assim o aluno cria uma transição das representações.ainda nessa seção o autor Sirhan(2007), indica que a química é uma ciência abstrata e conceitual, deixando claro que aprender e compreender a matéria da química necessita de um grande empenho.

   A quarta seção “alternativas para potencializar o ensino de química”, discute as alternativas utilizadas como recursos para promover a potencialização do ensino de química, usando das suas  três representações no plano de aula. Vários recursos podem ser utilizados para potencializar o ensino de química, porém a utilização de aulas experimentais e softwares computacionais se destaca, pela facilidade de ser utilizado esses recursos nas escolas, onde existe a facilidade de encontrar laboratórios de química e informática.

  Na penúltima seção, discorre sobre dificuldades encontradas pela utilização de aulas experimentais e softwares computacionais, onde em algumas escolas, existe uma certa dificuldade de encontrar um laboratório completo em uma escola, pela falta de recursos, onde a maioria dos laboratórios estão abandonados pela falta de segurança. O uso de softwares computacionais é bem restrito nas escolas, pela falta de políticas públicas que qualifiquem os professores para a utilização de recursos tecnológicos e também as tecnologias serem ultrapassadas para o ensino, deixando o aluno desmotivado para a utilização desse recurso.

  1. O artigo é muito explicativo, apresentando para o leitor as três representações e como elas são de grande importância para o ensino de química, apresentando as dificuldades de utilizar em sala de aula pela falta de recursos.

   Existe uma grande deficiência nas escolas públicas,ao participar do residência pedagógica, tive a oportunidade de observar as dificuldades de uma escola pública, o laboratório de química estava em uma situação de abandono, pela falta de uso, muitos reagentes estavam vencidos, vidrarias quebradas, o armário de armazenamento de reagentes estava aberto e sem nenhuma segurança.

    Infelizmente poucos recursos são encontrados nas escolas, muitas vezes o professor precisa criar meios mais econômicos e com recursos encontrados em casa para realizar uma experiência, usando muitas vezes o cotidiano como meio de ensino e tentar motivar os alunos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com