TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANIONS E CÁTIONS

Por:   •  2/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 5


    José Augusto

Larissa de Jesus
    Névio Botte
         

   

IDENTIFICAÇÃO DE CÁTIONS E ÂNIONS

São Jose do Rio preto , 19 de Abril de 2016

                                INTRODUÇÃO

   A química analítica é a ciência que estuda a teoria e os princípios dos métodos de analises químicos que nos permitem determinar a composição da substancia ou da mistura. Pode ser dividida em química Quantitativa, a que estabelece a proporção entre os elementos e os íons, usando para isso a massa e o volume exato das substancias através das técnicas de gravimétrica e volumetria. E a química qualitativa que identifica os elemento ou íons de uma substancia. A análise qualitativa pode ser feita de duas maneiras. A primeira maneira é por via seca, onde o material, no estado sólido, a ser analisado, em sua maioria um cristal, é aquecido através de uma fonte de calor (Bico de Bunsen) e pelo Postulado de Bohr, seu elétrons são excitados liberando assim luz, a coloração de cada luz é única de cada cátion. Outra maneira é a por via úmida onde as reações químicas ocorrem entre íons em solução, isto é, em solução aquosa.

   A identificação e a confirmação de íons (cátions e aníons) são melhor quando realizado em via úmida Os cátions do grupo I(Prata, Chumbo e Mercúrio), ou grupo dos cloretos insolúveis, consistem em íons que formam cloretos insolúveis. Podem ser identificados em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades, como a solubilidade, dos elementos permitem a formação de precipitados, desprendimento de gases ou mudança de coloração.

        

                 

  • Objetivo

Realizar e observar na prática os testes de identificação de cátions e ânions propostos e escrever as equações químicas dos fenômenos observados.

  • Classificação Analítica dos Cátions.

 Os cátions são classificados em cinco grupos, tomando-se por base sua o modo como os cátions reagem a tais reagentes e a formação ou não de precipitados. Por isso, pode-se dizer que a classificação dos íons mais comum é baseada nas diferenças de solubilidade de seus cloretos, sulfetos e carbonatos.  Os reagentes para classificação dos cátions mais comuns são Na+, K+, NH4+ ,MG+ ,Ca+, Ba+

  • Reações dos cátions

Na+: Teste de chama; Esse teste é feito utilizando- se um fio de plaina ou níquel limpo, toa-se com o fio em água destilada e em seguida no sal cujo cátion se quer identificar. Feito isso, coloca-se a ponta do fio no meio da chama ( região mais frita e oxidante) do bico de busen.

   A chama torna-se amarela intensa indicando a presença de íon sódio.

K+: Teste de chama ; O teste é feito seguindo os mesmos procedimentos que foi feito no teste de Na+.

       A chama torna-se violeta se houver presença de potássio.

Mg+2: Com hidróxido de sódio; Adicione hidróxido de sódio a uma solução de íons magnésio e verifique a formação de um precipitado branco Mg(OH)2. O precipitado é escassamente solúvel em água , mas facilmente solúvel em sais de amônio.

         Precipitou, formou um precipitado de Mg(OH)2, branco.

Ca+: Teste de chama;

         A chama gerada pelos sais de cálcio tem coloração vermelho-amarelada.  

Ba+2: Teste de chama;

         A chama gerada pelos sais de bário tem coloração verde-amarelada.

                                                                                 

  • ÂNIONS

                                   

                              Testes para cloreto (Cl-)

Cloreto com ácido sulfúrico concentrado; Adicione a uma pequena quantidade de NaCl sólido algumas gotas de H2SO4  concentrado.

  Desprendimento de vapores esbranquiçados de HCL, reação do gás de HCL.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (171.7 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com