TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÕES DO VIDRO

Por:   •  24/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

Vou dar mais enfoque na área tecnológica-científica.

APLICAÇÕES:

Vidros oftálmicos: são as lentes produzidas com vidros fotocromáticos, cujas cores se adaptam à variação de luz, são as famosas lentes transitions.

Vidros ópticos especiais destinados à proteção nuclear: destinam-se a bloquear a radiação. São desenvolvidos especificamente para atuarem em tecnologia nuclear. A grande maioria destes vidros contêm chumbo na composição e muda de coloração quando irradiada com radiações beta ou gama. Além disso, os vidros a base de chumbo são muito usados em pesquisa na detecção determinação da energia de elétrons, raios cósmicos e etc.

Fibras de vidro:  É um material compósito (com duas ou mais fases, com propriedades físico químicas totalmente distintas) a partir da aglomeração de finíssimos filamentos flexíveis de vidro com resinas, silicones, fenóis etc. Existem também os vidros revestidos de fibra de vidro que tem resistência mecânica próxima ao do aço.

Fibras ópticas:  é umas da principal aplicação da fibra de vidro. São sistemas capazes de propagar a luz. São basicamente fibras coaxiais (formadas por casca e núcleo), e fabricadas com vidros de diferentes índices de refração .

Vitrocerâmicas: são fabricadas através de tratamentos térmicos especiais de vidros com composição particulares. Tal tratamento permite a formação de microcristais na fase vítrea.

Vidros porosos: vidros contendo poros abertos e membranas capilares, são desenvolvidos através de processos de sinterização ou lixiviação. São semelhantes às esponjas de vidro.

CONCLUSÃO:

Neste trabalho, estamos convictos que não teríamos espaço para cobrir todas as modernas e potenciais aplicações e as diversas variações da produção de vidro. Assim, apresentamos somente aquelas em que na nossa opinião pareceu mais importante e interessante. Foi nossa intenção mostrar que o vidro é um material que está presente nas mais diversas e complexas manifestações da atividade humana.

MERCADO E PRODUÇÃO

Acreditamos que seria quase impossível viver sem os produtos derivados do vidro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com