TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO CIENTÍFICO

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.345 Palavras (10 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 10

ARTIGO CIENTÍFICO REFERENTE À REAÇOES QUÍMICAS E TRATAMENTO DE ÁGUA.

Iara da Silva Lemos (UNIFACS, iara.slemos@live.com), Leilyanne Pinheiro Silva (UNIFACS, leilypinheiros@hotmail.com), Marcos Vinícius Freitas de Melo (UNIFACS, markwsvinnycius@live.com), Pedro Henrique Santos Salviano (UNIFACS, Universidade Salvador), Rodrigo Barreto Santos Sousa (UNIFACS, rodrigobss83@gmail.com).

Orientador (a): Luciana Moreira (UNIFACS, luciana.moreira@pro.unifacs.br).

Palavras Chave: Reações, Químicas, Floculação, Tratamento, Água.

Resumo

        Este artigo tem como finalidade abordar os diferentes tipos de reações químicas, classificando as mesmas e representando-as através de uma equação química. Além disso, também será relatado um experimento de extrema importância para o tratamento da água.

Introdução

        

Reações químicas são transformações que envolvem alterações nas substâncias, sejam elas caracterizadas pela quebra ou formação das ligações entre as partículas, resultando na formação de uma nova substância com propriedades diferentes da anterior4.

        As ocorrências de uma reação química são mudanças de cor, propagação de calor ou luz, formação de uma substância volátil ou um gás, além da formação de precipitado.

        Para classificar as reações químicas existem vários critérios, entre eles destacam-se o número de substâncias que reagem  e o número de substâncias produzidas. Dentre as classificações existem quatro tipos, como a reação de síntese ou adição, análise ou decomposição, deslocamento ou simples troca, além da dupla troca.

        A reação de síntese ou adição uma substância composta é formada pela junção de duas ou mais substâncias, sejam elas simples ou compostas. Já a reação de análise ou decomposição, uma única substância composta origina dois ou mais produtos simples. No entanto, a reação de deslocamento ou simples troca é descrita quando uma substância simples reage com uma composta originando novas substâncias, sendo uma simples e outra composta. Entretanto, a reação de dupla troca ocorre quando dois reagentes compostos interagem formando dois produtos compostos. 3

        Um dos exemplos práticos das reações ocorre nas estações de tratamento de água, que consiste em vários processos para remover as impurezas e contaminantes, antes destiná-la ao consumo. Este processo é composto por várias etapas, na qual a oxidação é o primeiro passo, quando os metais, como o ferro e o manganês, são oxidados através da injeção de substâncias, como o cloro, por exemplo. Após este procedimento, a água é destinada ao processo de coagulação, na qual é feita a remoção de partículas de sujeira através de uma mistura rápida de sulfato de alumínio, as quais irão se aglomerar formando flocos. Além disso, em alguns processos é adicionado o hidróxido de cálcio, também conhecido como a cal virgem, para manter o pH da água constante, melhorando assim o processo.

        Em seguida, na etapa de floculação, a água é agitada lentamente, proporcionando condições para as partículas se aglutinarem, produzindo flocos suficientemente grandes.2 Com isso, na etapa de decantação, estes flocos se separam da água se concentrando no fundo dos tanques, pelo fato de serem mais densos que a água. Logo após, água passa por um processo de filtração para retirar as impurezas restantes. Depois inicia-se o processo de desinfecção, esta etapa consiste em inserir o cloro no meio, eliminando germes que podem ainda estar presentes. Em seguida, é feita a correção do pH, para impedir a corrosão da canalização das casas. Finalizando o processo, a água passa pelo processo de fluoretação, o qual consiste na introdução de flúor, reduzindo a incidência de cárie dentária na população. Após todos estes procedimentos a água está pronta para ser consumida pelas pessoas.

Experimental

        Para a realização de tais práticas, segue anexas as orientações através do roteiro de acompanhamento.

MATERIAIS E REAGENTES:

  • PARTE 1:

- 05 TUBOS DE ENSAIO

- TERMÔMETRO

- ESPÁTULA

- NaCl (Cloreto de Sódio)

- AgNO3 (Nitrato de Prata)

- Mg (Magnésio Metálico)

- HCL (Ácido clorídrico)

- K2Cr2O7 (Dicromato de Potássio)

- C6H8O6 (Ácido ascórbico)

- NaOH (Hidróxido de Sódio)

  • PARTE 2:

- 04 Béqueres

- Bastão de Vidro

- CaO (Óxido de Cálcio)

- Sulfato de Alumínio (Al2(SO4)3)

- HCL (Ácido Clorídrico)

- Água Barrenta

  • PARTE I - Evidências experimentais de uma reação química:

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

  • PARTE II – Tratamento da água:

     [pic 7]

Resultados e Discussão

  • PARTE I - Evidências experimentais de uma reação química:
  • TUBO I:

Ao iniciar o experimento foi adicionado no tubo de ensaio 1 ml de cloreto de sódio (NaCl), juntamente com 1 ml de nitrato de prata (AgNO3).

Dessa mistura de reagentes resultou em um precipitado branco, denominado cloreto de prata, o qual se concentrou no fundo do recipiente, sendo mais denso que a própria solução. Tal fato ocorreu pois, parte-se de duas soluções verdadeiras, visto que ambas são hidrossolúveis. Entretanto, quando em contato em suas formas aquosas, tais sais irão formar um composto químico de natureza diferente de baixíssima hidrossolubilidade, levando completamente o meio da reação, em um aspecto muito diferente do inicial. Como mostra na reação seguinte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (831.2 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com