TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FORÇAS INTERMOLECULARES

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Ao se aproximarem átomos, moléculas ou íons, eles podem ou reagir ou interagir, sendo que no primeiro caso há a formação ou o rompimento de ligações químicas (ROCHA, 2001). Este resumo tem por objetivo fazer uma breve apresentação sobre as ligações, interações ou forças intermoleculares, que mantêm as moléculas unidas sem a formação ou a quebra de ligações químicas.

2 FORÇAS INTERMOLECULARES

Será apresentada uma visão qualitativa sobre as forças intermoleculares, bem como as divisões existentes entre elas e alguns exemplos de substâncias químicas que, em um dado sistema, ficam sob a ação das forças intermoleculares.

2.1 Interações iônicas

São interações eletrostáticas que ocorrem entre cátions e ânions (partículas carregadas positiva e negativamente, nesta ordem). As interações deste tipo podem ser atrativas ou repulsivas e conferem aos sólidos algumas propriedades como altos pontos de fusão e ebulição.  Como exemplos podem ser citados os compostos [Na]+Cl- e [CH3CO2]-Na+ (ROCHA, 2001).

2.2 Dipolo permanente-dipolo permanente

Ocorre em moléculas que são constituídas por átomos diferentes e que tenham diferença de eletronegatividade entre si. Esta diferença força a ocorrência de um fenômeno chamado polarização, no qual a extremidade positiva atrai a extremidade negativa de outra molécula vizinha, o mesmo ocorrendo com a parte negativa, que interage com a parte positiva de uma molécula vizinha. Um exemplo a ser citado é o HCl, mas este fenômeno é decorrente também em outros líquidos e em sólidos, o que mantém as moléculas unidas (PERUZZO e CANTO, 2006).

2.3 Dipolo permanente-dipolo induzido

Caso uma molécula possua um dipolo permanente, ela pode induzir a criação de um dipolo em uma outra molécula que esteja próxima. Moléculas diferentes são suscetíveis em intensidades diferentes a criar estes dipolos instantâneos, e disso depende a força da interação criada. Esta interação ocorre exclusivamente entre moléculas polares e apolares (LINCK, 2014).

Um exemplo é demonstrado na Figura 1, com a interação entre uma molécula polar e uma apolar, respectivamente. Observa-se a criação do dipolo induzido na molécula de benzeno.

Figura 1 – Interação dipolo permanente-dipolo induzido

[pic 1]

                Fonte: Adaptado de Rocha (2001).

2.4 Dipolo instantâneo-dipolo induzido ou interações de dispersão

Moléculas apolares possuem uma nuvem de elétrons em contínuo movimento e se, por um curto espaço de tempo, essa nuvem eletrônica se deslocar para uma das extremidades da molécula, foi criado um dipolo instantâneo. A extremidade positiva deste dipolo atrai elétrons da molécula vizinha, na qual também há a criação de um dipolo, chamado induzido, pois foi provocado pela primeira molécula. Esta interação também é chamada de forças de dispersão de London (PERUZZO e CANTO, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com