TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS QUALITATIVOS DAS TRASFORMAÇOES QUÍMICAS

Por:   •  6/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CÂMPUS ANÁPOLIS

LICENCIATURA EM QUÍMICA

DISCIPLINA: TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

AULA PRATICA Nº 1

ASPECTOS QUALITATIVOS DAS TRASFORMAÇOES QUÍMICAS

Adriane Nunes

Dayana Talita Jose Bueno

Katia Eustáquio Silva

Lucas Henrique Silva Dourado

Naitan Nascimento Santana

Vanda Cândida Mariano

ANÁPOLIS-GO

2017

1. Introdução

        Os ensaios de reações por via úmida são realizados com as substâncias em solução aquosa, ou seja, o reagente e substância problema (amostra) estão no estado líquido. No caso de amostras sólidas, a primeira etapa é dissolvê-las. O solvente usual é a água, ou um ácido se a amostra for insolúvel em água.

        Para os ensaios de análise qualitativa, somente, empregamos as reações que se processam acompanhadas de variações nas suas propriedades físicas ou químicas facilmente detectáveis. Por exemplo, na mistura de soluções, para identificação de um dado íon deve ocorrer: formação de uma substância sólida (formação de precipitado), desprendimento de gás (formação de gases identificáveis através da cor, cheiro etc.), ou mudança de coloração (formação de complexos coloridos). Quando não existem observações visuais ou olfativas para uma reação, a sua ocorrência pode ser constatada através de um teste auxiliar tal como, um indicador, células elétricas que respondam a variação de concentração de H+, medidas de condutividade elétrica e outras propriedades.

        Em geral, as reações de análise qualitativa inorgânica empregam soluções aquosas de sais, ácidos e bases. Estas substâncias são eletrólitos fortes ou fracos, dependendo do grau de ionização ou dissociação

        A equação química que descreve uma transformação durante uma reação é chamada de equação molecular. Por exemplo:

NaCl (aq) + AgNO3 (aq)   AgCl (s) + NaNO3 (aq)

        Uma representação mais precisa da reação, como realmente ocorre em solução, é dada pela equação iônica. Assim:

Na+ (aq) + Cl- (aq) + Ag+ (aq) + NO3- (aq)   AgCl (s) + Na+ (aq) + NO3- (aq)

        Nesta equação, todas as substâncias iônicas são solúveis e encontram-se dissociadas na solução. A fórmula do cloreto de prata (AgCl) é escrita na forma molecular porque os seus íons não estão separados. Como nas reações analíticas por via úmida não detectamos o sal, mas sim o (s) íon (s) deste sal, representamos estas de uma forma simplificada denominada equação iônica representativa, isto é, à equação que resume as mudanças que ocorrem:

Cl- (aq) + Ag+ (aq)   AgCl (s)

        Portanto, está aula teve como objetivos estudar os métodos e os princípios da análise qualitativa, utilizando-se reações químicas que envolvam os íons ou elementos mais comuns e representativos.

2. Materiais, vidrarias e reagentes

  • Estante com dez tubos de ensaio;
  • Solução saturada de carbonato de sódio;
  • Prego;
  • Papel alumínio picado;
  • Solução de sulfato de sódio 0,1mol/L;

  • Solução de cloreto de bário 0,1mol/L;
  • Solução hidróxido de sódio de 0,1mol/L;
  • Solução de sulfato de cobre 0,1 mol/L;
  • Solução tiocianato de potássio 0,1mol/L;
  • Solução de nitrato férrico 0,1mol/L;
  • Solução de nitrato de prata 0,1mol/L;
  • Solução de cloreto de sódio 0,1mol/L;
  • Solução de ácido clorídrico 3,0 mols/L.

3. Procedimentos experimentais

3.1. Adicionou-se num tubo de ensaio 10 gotas de solução de cloreto de sódio 0,1mol/L. Em seguida em outro tubo de ensaio, adicionou-se 10 gotas de nitrato de prata 0,1mol/L. Logo após, virou-se o conteúdo do segundo tubo no primeiro e observou-se a reação.

3.2. Adicionou-se num tubo de ensaio 10 gotas de cloreto de bário 0,1mol/L. Em seguida, em outro tubo de ensaio, adicionou-se 10 gotas de solução de sulfato de sódio 0,1mol/L. Misturou-se o conteúdo do segundo tubo no primeiro e observou-se a reação.

3.3. Adicionou-se num tubo de ensaio 10 gotas de solução de sulfato de cobre 0,1mol/L. Em seguida, em outro tubo de ensaio, adicionou-se 10 gotas de hidróxido de sódio 0,1mol/L. Observar a reação química. Logo após, virou-se o conteúdo do segundo tubo no primeiro e observou-se a reação.

3.4. Adicionou-se em um tubo de ensaio 1,0 mL de solução saturada de carbonato de sódio. Em seguida, adicionou-se lentamente pelas paredes do tubo de ensaio, gotas de solução de ácido clorídrico 3,0 mols/L.

3.5. Adicionou-se em um tubo de ensaio 10 gotas de solução de nitrato férrico 0,1mol/L. Em seguida, em outro tubo de ensaio, adicionou-se 5 gotas de solução de tiocianato de potássio 0,1mol/L. Misturou-se o conteúdo do segundo tubo no primeiro. Logo após, neste mesmo tubo, adicionou-se lentamente pelas paredes do tubo de ensaio, gotas de solução de ácido clorídrico 3,0 mols/L.

3.6. Adicionou-se em um tubo de ensaio 20 gotas de solução de sulfato de cobre 0,1 mol/L. Em seguida colocou-se um prego limpo.

4. Resultados e discursões

4.1. Inicialmente observou-se que as duas soluções (nitrato de prata e cloreto de sódio) são incolores. Após a mistura das soluções, observou-se o surgimento de uma solução turva, e após 30 minutos houve a formação de AgCl (cloreto de prata) que é insolúvel em água, precipitando após a reação.

Tipo de reação: dupla troca

Reação Química:  AgNO3(aq) + NaCl (aq) AgCl (s) + NaNO3(aq)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com