TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REAÇÕES ENVOLVENDO AS FUNÇÕES INORGÂNICAS: Aspectos Qualitativos

Por:   •  7/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

REAÇÕES ENVOLVENDO AS FUNÇÕES INORGÂNICAS: Aspectos Qualitativos

1 - Objetivos

  • Realizar algumas reações químicas envolvendo as principais funções inorgânicas e observar aspectos qualitativos relacionados às mesmas.

2 - Procedimento

2.1 - Reação ente ácido e base

a) Coloque em um tubo de ensaio cerca de 2 mL de hidróxido de sódio 0,1 mol/L. A essa solução adicione 2 gotas de fenolftaleína. Coloque 2 mL de ácido clorídrico 0,1 mol/L na solução final. Anote a mudança de cor e escreva a reação ocorrida. Coloque uma gota de base depois uma gota de ácido, verifique a alteração da coloração.

b) Medir 5 mL de solução 0,01 mol/L de hidróxido de bário em uma proveta, passar para um béquer de 50 mL, adicione 2 gotas de fenolftaleína. Adicione gotas de solução 0,1 mol/L de ácido sulfúrico até o ponto de equivalência. Observe a formação de um sal insolúvel e identifique a reação ocorrida.

2.2 - Reação entre ácido e sal

Coloque em um tubo de ensaio um pouco de carbonato de cálcio (cerca de 0,1 g) e adicione, com auxílio de uma pipeta, 3 mL de ácido clorídrico 1 mol/L. Observe o desprendimento de gás. Por que ocorreu desprendimento de gás ? Escreva a reação ocorrida.

2.3 - Reação entre base e sal

Coloque em um tubo de ensaio 2 mL de nitrato de zinco 0,1 mol/L. Adicione 2 mL de hidróxido de sódio 0,1 mol/L. Observe o que ocorreu. Escreva a reação ocorrida.

2.4 - Reação entre dois sais

Coloque 2 mL de solução de nitrato de prata 0,1 mol/L em um tubo de ensaio e adicione 1,0 mL de cloreto de sódio 0,1 mol/L. Observe o que ocorreu. Escreva a reação ocorrida.

2.5 - Reação entre óxido básico e água

Coloque em um tubo de ensaio uma pequena porção de óxido de cálcio (cerca de 0,1 g) e adicione com auxílio de uma proveta, 10 mL de água destilada, agite até homogeneização. Com o auxílio de uma fita indicadora de pH, meça o pH da solução resultante. Adicione algumas gotas de fenolftaleína. Observa a mudança de coloração. Explique o que aconteceu. Escreva a reação ocorrida.

2.6 - Reação entre óxido ácido e base

Coloque em um tubo de ensaio 2,0 mL da solução formada no item 2.5. Faça borbulhar dióxido de carbono, assoprando com auxílio de uma pipeta, até desprendimento de cor. Adicione 1,0 mL de ácido clorídrico 1,0 mL. Observe e explique o fenômeno ocorrido. Escreva as reações ocorridas.

2.7 - Reação entre metal e ácido

(a) Coloque em um tubo de ensaio, com auxílio de uma proveta, cerca de 5 mL de ácido clorídrico 1 mol/L e adicione um pedaço de magnésio. Observe o que acontece e escreva a reação ocorrida.

(b) Coloque em um tubo de ensaio, com auxílio de uma proveta, cerca de 2 mL de ácido nítrico concentrado e adicione um pedaço de cobre. Observe o que acontece e escreva a reação ocorrida.

2.8 - Reação entre metal alcalino e água

Coloque em uma placa de Petri 10 mL de água destilada e adicione um pedacinho de sódio, tampe a placa rapidamente. Observe o que acontece e escreva a reação ocorrida. À solução formada adicione 2 gotas de fenolftaleína e observe a mudança de cor. Explique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com