TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO E CALIBRAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE MEDIDA

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

AULA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO E CALIBRAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE MEDIDA

1 INTRODUÇÃO

A massa é uma das propriedades mais fundamentais da disciplina, e é definido como a quantidade de matéria em um objeto. Essa quantidade é geralmente determinada em laboratório por meio de uma balança, que é um instrumento preciso de pesagem usado para medir pequenas massas. (CARR; HAGE,2011)

É importante saber a diferença entre massa e peso, porque quando colocamos um objeto em uma balança estamos medindo a força resultante da gravidade somada a outras forças que agem sobre esse objeto (ou o peso do objeto). O que realmente se pretende determinar, no entanto, é a massa do objeto.

Uma balança faz essa conversão comparando o objeto a um peso de referência com

massa conhecida. (CARR; HAGE,2011)

Seleção e utilização de dispositivos volumétricos. Quatro fatores devem ser considerados quando tivermos de escolher um dispositivo volumétrico: (1) o objetivo geral da medição do volume, (2) o volume a ser medido, (3) o grau de confiabilidade necessário à medição e (4) o número de medições a fazer. (CARR; HAGE,2011)

A utilização correta da vidraria volumétrica implica saber ler corretamente o nível de um líquido em tais dispositivos. A base do menisco do líquido deve estar no topo da marca de calibração quando examinado em uma superfície horizontal na altura dos olhos. (CARR; HAGE,2011)

Para se medirem volumes, com precisão, em Análise Quantitativa, utilizam-se buretas, pipetas e matrases aferidos. (ALEXÉEV, 2000)

2 OBJETIVOS

Comparar a precisão de diferentes instrumentos e verificar o erro experimental durante uma medida.

3 EXPERIMENTAL

3.1 MATERIAL E REAGENTES

Proveta;

Béquer;

Erlenmeyer;

Termômetro;

Piceta;

Água;

Balança.

3.2 PROCEDIMENTOS

Nesse experimento foram utilizadas três vidrarias: proveta, béquer e erlenmeyer. Sendo avaliados e calibrados pelos operadores com o intuito do cálculo do volume e a porcentagem do erro, obtendo assim o instrumento de medida mais preciso.

Para isso, pesaram-se as vidrarias separadamente obtendo suas massas. Logo após, as mesmas foram preenchidas com 50 ml de água em cada, sendo esse valor o volume real dado pela professora. Em seguida, foram novamente pesados e subtraiu-se o valor do volume da vidraria com água pela vazia para encontrar a massa de água adicionada.

O próximo passo feito foi medir a temperatura da água para se obter na tabela o valor da sua densidade chegando ao resultado do volume. Mediante esses resultados chegou-se ao percentual de erro.

4 RESULTADOS

A tabela 1 apresenta os valores encontrados através do manuseio das vidrarias em aula prática:

A tabela 1: Avaliar e calibrar instrumentos de medida.

Vidrarias m¹/g m²/g m³/g Vcálc/mL E(%)

Proveta 71,2 120,6 49,4 49,5 1

Béquer 50,3 99,4 49,1 49,2 1,6

Erlenmeyer 65,9 115,0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com