TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antibioticos

Por:   •  1/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC[pic 1]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXTAS E TECONLÓGICAS - DCET

ANTIBIÓTICOS

Junho de 2014

INTRODUÇÃO

As infecções são corriqueiras e responsáveis por um grande número de doenças que afetam negativamente a saúde humana. Boa parte das doenças infecciosas é ocasionada por bactérias. As infecções causadas por esses microorganismos podem ser evitadas, tratadas e controladas por meio de substâncias antibacterianas, um grupo de compostos conhecidos como antibióticos1.

Antibióticos são compostos naturais ou sintéticos capazes de impedir o crescimento ou causar a morte de fungos ou bactérias. Podem ser classificados como bactericidas, quando causam a morte da bactéria, ou bacteriostáticos, quando promovem a inibição do crescimento microbiano1.

Durante a segunda guerra mundial os soldados sofriam com feridas infectadas, por muitas vezes impondo dor e por repetidas vezes um processo ainda mais acelerado em direção à morte. Uma medicação amplamente usada foi a proflavina, contudo era muito tóxico para ser usado em infecções bacterianas sistêmicas, o que evidenciava a necessidade de agentes mais eficazes2.

Por um longo tempo pesquisadores se empenharam para descobrir um tratamento com intuito de inibir e causar a morte de microorganismos responsáveis por doenças e infecções, até que em uma descoberta acidental da pilicilina por Alexander Fleming, em 1928.

Alexander Fleming se dedicou a estudar e pesquisar a bactéria Staphylococcus aureus, responsável pelos abscessos em feridas abertas provocados por armas de fogo. Certo dia deixou uma placa de cultura de bactérias sem supervisão sobre a bancada durante suas férias sendo estas contaminadas com o mofo da própria atmosfera3.

Ao retornar das suas férias Alexander Fleming encontrou as placas contaminadas, quando estava prestes a jogar todo o material fora quando, ao olhar no interior do vidro, percebeu que onde tinha se formado bolor, não havia Staphylococcus em atividade. Concluiu que o mofo, oriundo do fungo Penicillium, agia secretando uma substância que destruía a bactéria3.

         A penicilina ou benzilpenicilina foi descrita em 1929 como agente antibiótico, porém somente foi introduzida como agente terapêutico nos anos 1940. A substância foi testada em 80 tipos de bactérias, provando sua eficácia contra os micróbios e inatividade com relação aos glóbulos brancos. Em 1940, a penicilina Após o processo de industrialização da penicilina, especialmente em consequência da Segunda Guerra Mundial, foi observada um rápido crescimento na descoberta e desenvolvimento de novos antibióticos4.

PRODUÇÃO DE ANTIBIÓTICOS

Antibióticos são produzidos por bactérias e fungos. Nos fungos, apenas os antibióticos produzidos pelo gênero Ascomycotina e fungos imperfeitos são de importância prática. Apenas 10 dos antibióticos fúngicos conhecidos são produzidos comercialmente, e apenas as penicilinas, cefalosporina C, griseofulvina e ácido fusidico são clinicamente importantes.

A produção pode ser sintética em que os antibióticos são produzidos apenas por uma síntese, semi-sintética produção por via de fermentação, sendo que uma molécula é modificada por via sintética ou fermentativa que se dá por via microbiana. Abaixo segue a tabela1 dando enfoque nas principais etapas para obtenção de antibióticos por via fermentativa.

Tabela 1. Etapas de obtenção de antibióticos por via fermentativa.

Etapas do Processo de Fermentação para Obtenção de Antibióticos

Tipo de Fermentação

Cultura Submersa

Temperatura Ideal

Entre 25°C e 35°C

Tempo de Fermentação

Crescimento de 40 horas e fase de duplicação de 6 horas

Tipo de Inoculo

Esporos Liofilizados

Meio de Cultivo

Depende da Cerpa

Fontes de Nitrogênio

Farinha de milho, soro de leite, água de milho

Fontes de Carbono

Lactose

pH Ideal

6,5

Processo de Alimentação

Melaço ou Glicose

RESISTÊNCIA BACTERIANA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (73.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com