TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação Industrial da Lactase

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  1.166 Visualizações

Página 1 de 4

Aplicação Industrial da Lactase

        Como se viu anteriormente, a lactase é uma enzima que faz a hidrólise da lactose do leite, transformando-a em galactose e glicose. Para a engenharia química, é importante fazer o estudo de diferentes aplicações na indústria para o nosso cotidiano, onde as principais aplicações da enzima se redirecionam à indústria alimentícia.

        A lactase pode ser obtida através de fontes de fungos ou leveduras, que são suas principais fontes. E dependendo de sua fonte, a lactase pode ser usada de diferentes maneiras, tendo diferentes aplicações. Lactases provenientes da levedura possuem um pH entre 6 e 7 e é útil para produção de leite deslactosado, que é um leite especial usado para pessoas que possuem alergia ou intolerância à lactose. Já as enzimas provenientes de fungos, que possuem pH em torno de 4 a 5 é mais adequada a deslactosar o soro do leite, um componente aquoso nutritivo proveniente da separação do coágulo no leite.

        As aplicações industriais da lactase em derivados do leite são:

  1. A deslactosação do leite líquido ou em pó, permitindo que pessoas deficientes em lactase possam ingerir alimentos contendo leite. Esse processo torna o leite mais doce e deixa o sabor mais agradável. O grau de hidrólise da lactose depende da dosagem de beta-galactosidase no soro do leite e nas condições de tratamento. Maiores porcentagens de hidrólise são analisadas em temperatura de 15 a 30º e concentração de 0,6 a 1,0 g/L de enzima.

  1. Reduz o tempo de fermentação de produtos lácteos fermentados, esse processo na produção dos alimentos é muito delicada e importante. Com o uso da enzima lactase, esse tempo é diminuído aumentando a otimização do processo.
  2. A deslactosação do soro do leite, o qual permite a produção de xaropes com 75% de sólidos, os quais podem ser usados em formulações alimentícias.

  1. A enzima como cápsulas para consumo oral é produzida por diversos laboratórios e podem ser compradas com facilidade.

                                                     [pic 1]

Enzima em cápsulas.

 Além das cápsulas também existem opções de suplementos nutricionais elaborados em adição a outras enzimas digestivas, que potencializam o efeito e trazem maiores benefícios, como exemplo a Prolactazyme Forte (auxilia na digestão de lactose, proteínas, gorduras e carboidratos) e a Ultra Diary Suport (que auxilia também na digestão de gorduras e proteínas). Infelizmente, as enzimas em cápsula, no Brasil, ainda são muito caras.

               [pic 2]                                                     [pic 3]

Prolactazyme Forte                                                 Ultra Diary Suport

  1. Evita a cristalização da lactose em alimentos como leite condensado e sorvete. Isso é devido à lactose cristalizar mais facilmente em relação aos sólidos totais do leite. Assim, ao reduzir pela metade a quantidade de lactose que o leite possui, ele pode ser utilizado em quantidade maior nas formulações, reduzindo a quantidade de estabilizantes adicionados, já que esta função pode ser desempenhada pelas próprias proteínas existentes do leite. Estando a lactose hidrolisada, o leite possui o número de moléculas livres aumentadas, pois os monossacarídeos de glicose e galactose são moléculas livres, colaborando no abaixamento crioscópico (propriedade coligativa que indica a diminuição de ponto de congelamento de um líquido) da solução, quando o mesmo é utilizado na produção de sorvetes.

Notoriamente, o uso em produções industriais da enzima lactase é voltado mais às indústrias de alimentos, especialmente voltados às pessoas deficientes da enzima já que a ocorrência da doença atinge cerca de 70% dos adultos no mundo. Estudos estão sendo feitos em torno dos efeitos que a enzima provoca nas pessoas, além do que já se sabe, oferecendo novas grandes oportunidades mercadológicas, especialmente para o setor de laticínios. Algumas grandes empresas já mostraram que pode ser um setor no mercado altamente rentável para os negócios dentro do tradicional mercado de produtos lácteos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com