TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Bandejas e Pratos

Por:   •  22/3/2021  •  Dissertação  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Bandejas ou Pratos

Pratos ou bandejas são elementos colocados no interior do casco dispostas de forma paralela entre si e compostos por vertedores com a finalidade de formar um nível, direcionando o líquido que transborda para o andar inferior. Existem vários tipos de pratos, sendo mais comuns:

Pratos com borbulhadores, definidos como uma chapa com furos, sobre os quais são montados os borbulhadores circulares ou retangulares (caps), como pequenas chaminés cobertas. O vapor ascende na chaminé, sendo dirigido para baixo, escapando pelos orifícios verticais do capacete (peça de fechamento, que ao ser adaptada permite certa distância do topo da chaminé), fazendo com que o vapor entre em contato com o líquido que está represado no prato. Além da diminuição na quantidade de líquido que escoa pela passagem do gás, os borbulhadores apresentam eficiência constante.

Os pratos valvulados possuem pequenas válvulas (opérculos) em sua superfície. São móveis, quando o gás flui pelas perfurações, levantam e quando a velocidade do gás diminui, abaixam. Sua abertura varia conforme o fluxo de vapor, impedindo que o líquido escoe pela passagem de gás, ou seja, impede a entrada do fluido a ser destilado em seu interior (evitando vazamento). Comparado a outro tipo de prato, a melhor dispersão da fase gasosa na camada líquida através das válvulas é uma vantagem, pois direcionam o gás para fluir horizontalmente.

Os pratos perfurados são basicamente, chapas com orifícios de diâmetro dependente do processo por onde passará o vapor que entrará em contato com o fluido que inunda a bandeja. Esse tipo de bandeja não é aconselhada para se trabalhar com baixas vazões de vapor e existe probabilidade significativa dos orifícios entupirem em processos com contaminantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com