TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas de filtração e separação de misturas

Por:   •  6/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM[pic 1]

LABORATÓRIO DE QUÍMICA

Técnicas de filtração e separação de misturas

MOISHE MARTINS DE MELO LOPES – 21601229

Manaus –AM

2017

ÍNDICE

INTRODUÇÃO        3

OBJETIVOS        4

MATERIAIS E REAGENTES        5

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        6

RESULTADOS E DISCUSSÃO        8

CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

INTRODUÇÃO

Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa espaço. Exemplos de matéria são: madeira, vidro, papel, etc. Formas de energia como luz, eletricidade, calor ou pensamentos, emoções, idéias, não são considerados matéria.

A matéria pode ser encontrada pura, com apenas uma substância, ou em uma mistura, com mais de uma substância.

A substância pura é a matéria constituída de apenas uma substância, com propriedades físicas e químicas próprias. A substância pura pode ser classificada em substância elemento, quando constituída de apenas um elemento químico, ou substância composto, quando constituída de mais de um elemento químico. A presença de substâncias puras na natureza é extremamente rara.

A mistura é a junção de duas ou mais substâncias puras, cada uma dessas com suas propriedades químicas e físicas bem definidas. As misturas podem ser classificas de acordo com o seu estado físico como: misturas sólidas, misturas líquidas e misturas gasosas. Elas podem ser classificadas também como misturas heterogêneas ou homogêneas.

Para se obter a matéria de uma mistura em seu estado puro é preciso realizar uma separação. Para misturas heterogêneas basta separar as fases, os métodos mais utilizados são: filtração, decantação, levigação e flotação. Para misturas homogêneas são utilizados métodos de separação fracionada, tais como: destilação fracionada, fusão fracionada, etc.

Segundo Lenzi (2012), filtração é a operação de separação de fases de uma mistura heterogênea constituída de uma fase líquida e uma sólida. A filtração pode ser classificada  como:

- Filtração comum: Que se utiliza um funil comum;

- Filtração analítica: Se utiliza um funil analítico que possui uma haste longa em que o peso da coluna de líquido da haste acelera a filtração.

- Filtração com funil de Büchner: Se utiliza uma bomba a vácuo para diminuir a pressão na parte interior do frasco onde é recolhido o filtrado.

- Filtração em cadinhos com placa porosa: a filtração é realizada sob pressão reduzida e a placa porosa é o meio filtrante.

- Filtração com cadinho de Gooch: Essa filtração também é realizada sob pressão reduzida. O cadinho de porcelana tem orifícios no fundo onde é colocado o meio filtrante.

- Filtração a quente: Para essa filtração são utilizados funis com parede dupla que permitem através de passagem de um liquido aquecido manter a temperatura que se deseja na filtração.

OBJETIVOS

- Realizar técnicas de filtração e entender suas aplicações.

MATERIAIS E REAGENTES

- Anel de ferro;

- Balança analítica;

-Bastão de vidro;

- 2 béqueres;

- Espátula metálica;

- Estufa de secagem a 105º C;

- Funil;

- Mistura sal-areia;

- Papel de filtros;

- Óleo de soja;

- Proveta 100 mL;

- Chapa aquecedora;

- Suporte universal;

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Parte 1: Filtração comum

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com