TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Sobre Artigo : Difração de Raios X

Por:   •  11/10/2021  •  Resenha  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 3

Henrique Renó Valle Poletti – 19.1.8060

Resenha crítica sobre o artigo “Reabilitação de paciente com LER/DORT: Contribuição da fisioterapia em grupo”.

A Lesão por Esforço Repetitivo ou Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (LER/DORT) é uma das mais significativas causas de afastamento e destaca-se entre as maiores repercussões na saúde do trabalhador decorrentes das modificações do trabalho, principalmente dos novos modelos organizacionais e de gestão (BRASIL, 2001).

        Serviços de referência em saúde do trabalhador recebem alta demanda de trabalhadores portadores dessas lesões e distúrbios. Estes devem considerar também a preparação desses trabalhadores para o retorno ao trabalho, por isso faz-se necessário a atuação de diversos profissionais como médicos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros, garantindo assim visão global do problema.

O artigo de estudo clínico teve por objetivo avaliar os benefícios do tratamento cinesioterapêutico, comparando dois tipos de tratamento: individual e em grupo. O estudo foi realizado em 2018 em um Centros de Referência em Saúde do Trabalhador localizados no estado de São Paulo - Brasil.

Nesse estudo, 44 pacientes diagnosticados clinicamente com LER/DORT foram selecionados. Destes 24 pacientes que aceitaram participar foram divididos em grupos de 12 pessoas, cada grupo recebeu um tipo de intervenção (individual e em grupo).
        Os pacientes foram avaliados em duas sessões, a primeira antes de iniciar a intervenção e a segunda após a realização da intervenção. Para essas avaliações foi utilizada a versão brasileira do questionário
Disabilities of the Arm, Shoulder and Hand- DASH para avaliar o efeito das intervenções. O questionário contém 30 questões que têm por objetivo avaliar as funcionalidades dos membros superiores, classificando a existência e grau de dificuldade de realizar atividades.

Quando as intervenções, apesar de existirem dois modelos, o protocolo de cinesioterapia adotado foi o mesmo para ambas. Os exercícios foram baseados em técnicas de auto alongamento, fortalecimento muscular, mobilização articular ativa, facilitação neuromuscular proprioceptiva, reeducação postural e exercícios respiratórios (KISNER; COLBY, 1998; BANDY; SANDERS, 2003). Deste modo foi definido a sequência para cada sessão que foram aplicadas com as mesmas orientações e da mesma forma nas duas intervenções.

Outra ferramenta utilizada nas intervenções foram as “historietas”, estas consistem em narrações de uma pequena e curta história. Assim como os exercícios, para cada sessão foi determinado um tema para as historietas. Ao final das sessões individuais uma historieta era lida ao paciente que era convidado a refletir e comentar sobre nas intervenções em grupo, a única mudança é que o processo acontecia de forma interativa, os membros eram convidados a comentar e discutir entre eles.

Ao final do estudo foi possível observar que os participantes desta pesquisa não revelaram diferenças significativas em sua caracterização. Também se observou que as intervenções não produziram impactos significativamente significativos.

A análise qualitativa permitiu identificar que as reflexões e as trocas de experiências sobre as implicações da dor crônica em diversos aspectos da vida dos pacientes, no processo grupal, levaram a uma nova compreensão sobre o estado de saúde dos envolvidos. A compreensão possibilitou a reorganização das emoções e do convívio com o sofrimento além de permitir a identificação de uma resposta mais favorável ao tratamento, mesmo não havendo uma resposta clínica de melhora funcional relevante.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com