TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da aprendizagem

Por:   •  21/4/2015  •  Artigo  •  4.762 Palavras (20 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 20

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM ALUNOS DE QUÍMICA NO POLO DE OEIRAS E A RELAÇÃO DE INTERAÇÃO DO TUTOR NO AMBIENTE VIRTUAL.

Acadêmica Stéfane Fernanda da Silva1.

Orientador2: Prof. Dr. Milton Batista da Silva.

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo Apresentar a Avaliação da Aprendizagem com os Alunos de Química no Polo de Oeiras em Relação da Interação do Tutor no ambiente Virtual Porém é descrito uma pesquisa para apresentar processos de gerenciamento através da Avaliação da Aprendizagem de projetos aplicados pelos gestores na modalidade a Distância. Foram feitas pesquisas bibliográficas e estudo da mesma. Assim os resultados almejados demonstraram que a Avaliação da Aprendizagem no Curso de Química é essencial para a eficiência e eficácia no desenvolvimento do curso de Química na modalidade a distância.

Palavra - chave: Avaliação da Aprendizagem, Modalidade à Distância e Interação do tutor.

ABSTRACT: This paper aims to present the Assessment of Learning with the Chemistry Students in Polo in Oeiras Tutor Interaction Relation in Virtual environment is described However a survey to provide management processes by assessing the projects implemented by learning managers in the distance. Bibliographical research and study of it were made. Thus the desired results demonstrated that the Assessment of Learning in Chemistry Course is essential for efficiency and effectiveness in the production of the Chemistry course in the distance.

Keyword: Evaluation of Learning, Distance mode and tutor interaction.

1 INTRODUÇÃO

O contexto Avaliação da Aprendizagem com os Alunos de Química no Polo de Oeiras em Relação da Interação do Tutor no ambiente Virtual é essencial para a concepção da prática educativa no desempenho escolar para a Educação na formação do aluno para com o individuo. Podese observar que a avaliação é um dos instrumentos essenciais para prática educativa que mais apresenta dúvidas, dificuldades e incompreensões. Por se tratar de uma Educação à distância, esses impensílio são muito grandes ainda, uma vez que, a base da forma de avaliações apresentados na EAD são diferentes das vivenciadas na educação presencial, sendo assim há um grande acréscimo de equívocos e contradições dos modelos de avaliação de uma modalidade para a outra. O processo de Ensino Aprendizagem devem considerar os aspectos físicos e sociais, valorizando o discente na formação de cidadãos críticos. A avaliação da Aprendizagem é onde os alunos pode refletir, reconstruir e questionar a forma de enfatizar o papel do educador.

Do ponto de vista de Keegan (1993) refere-se ao educador em relação ao discente no ambiente virtual.

O dialogo se refere às interações entre professor e alunos em qualquer ambiente educativo e é facilitado ou não pela qualidade do meio de comunicação utilizado. Em uma relação educacional o dialogo é direcionado para o aperfeiçoamento da compreensão por parte do aluno (KEEGAN, 1993).

A disciplina é desenvolvida via internet, utilizando a plataforma, chat, fóruns de discussão oferecendo espaço de trocas de e-mail, publicação das atividades e o link de notícias.

Segundo Luckesi, a palavra avaliar é diferente de verificar, pois a verificação congela o objeto em um momento, já a Avaliação é uma questão preocupante na sua ação, pois na educação à distância precisamos estimular a avaliação desses alunos e não apenas fazer a verificação dessa avaliação que busca a interação do acadêmico no tempo real e problemas significantes, que permitem entender esse processo chamado Avaliação da Aprendizagem.  

Avaliar é um termo muito complexo, pois os acadêmicos não são avaliados de forma correta, no entanto eles são avaliados no quantitativo enquanto deveria ser avaliados através do qualitativo como: na interação de foram, chats, pois sendo um curso a distancia o peso deveria ser a participação na plataforma e não na prova escrita.  

 A avaliação é um dos elementos essenciais no método educativo podendo-se ocorrer várias dificuldades, incertezas e incompreensão.

Segundo Méndez (2002), é necessário um novo olhar sobre a avaliação da aprendizagem escolar.

No âmbito educativo, a avaliação deve ser entendida como atividade crítica de aprendizagem, porque se assume que a avaliação é aprendizagem no sentido de que por meio dela adquirimos conhecimento. [...] o aluno aprende sobre e a partir da própria avaliação e da correção, da informação contrastada que o professor oferece-lhe, que será sempre crítica e argumentada, mas nunca desqualificadora, nem punitiva.  

A tese mostra a importância da avaliação na modalidade à distância, com propósito principal relação entre avaliação e aprendizagem, pois a avaliação é o elemento essencial capaz de potencializar o desempenho nos espaços educativos sejam eles no ensino presencial ou à distância.

Pouco a pouco, percebe-se que as politicas públicas educacionais, em praticamente todos os países ocidentais, já começaram a definir posicionalmente mais claros e detalhados sobre o assunto, incentivando mais vezes o surgimentos de programas de educação à distância (EaD) de porte nacional, assim como introduzindo limites e regras para os mesmo (NOVA e ALVES, 2003, p.1)

De acordo com Belloni ( 1999), há um contexto a EaD da sociedade contemporânea trás uma nova modalidade de ensino para atender a demanda educacional.

Segundo Duarte (2006) relata que na Educação a Distância no Ensino Superior há uma enorme carência de coleta quantitativos e qualitativos sobre a EaD. Do ponto de vista de Moran (2007) corrobora diz que no ensino superior EaD é difícil fazer uma avaliação objetiva e abrangente. Rodrigues (2000) defende a ideia de Moran afirmando que:

Uma das características mais marcante da educação a distância é, obviamente, a separação física entre professore e alunos durante a maior parte do tempo. Para haver uma comunicação, é necessário o uso do meio de comunicação, mídia utilizada no curso [...] que atua como um filtro na comunicação, diferenciando-a da presencial. (RODRIGUES, 2000, p. 160).    

A escolha do tema está interligada à necessidade de pensar e refletir sobre as essa forma de avaliar uma educação à distância semipresencial, com o uma suposição essencial a inter-relação existente através dos processos de Ensino Aprendizagem e avaliação, sendo que a última será de fundamental importância no elemento de potencializar o alunos se o mesmo  desenvolveu bem  no espaço educativo virtual ou presencial.  Contudo a avaliação da aprendizagem é um sistema de verificação por quais todos os discentes devem procurar seus conhecimentos adquiridos, para a construção de sua autonomia e da cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (366.9 Kb)   docx (113.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com