TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço de massa

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  1.688 Visualizações

Página 1 de 3

OPERAÇOES UNITÁRIAS DOS PROCESSOS INDUSTRIAIS ll – OUPI ll

NOME:

NOME:

AVALIAÇÃO

1) Duas misturas etanol-água de composições diferentes estão contidas em recipientes separados. A primeira mistura contém 30% de etanol e a segunda 80% etanol em massa. Se 1200 Kg da primeira mistura são combinados com 800 g da segunda mistura, qual a massa em Kg e a composição dos produtos. Considerar que não há interação entre o metanol e a água. Esquematizar o fluxograma. (1,5 pontos)

2) Uma solução aquosa de NaOH contém 40% de NaOH em massa. Deseja-se obter uma solução com 8% dessa base, diluindo-se a solução original com água pura. Equacione o fluxograma e o balanço de massa levando em consideração a massa inicial de 320 g. (1,5 pontos)

3) Uma solução aquosa contendo 20% de ácido acético é adicionada a uma solução aquosa contendo 40% de ácido acético e com vazão de 20kg/min. O produto desta mistura sai com vazão de 100kg/min. Qual a composição final? (1,5 pontos)

4) Deseja-se preparar 500kg de uma solução contendo Na2SO4 20%, NaNO3 10% e água. Calcular as massas de Na2SO4 com 80% de pureza e NaNO3 a 90% em peso que deve ser adicionado a uma solução aquosa contendo Na2SO4 5% e 2% de NaNO3. (1,5 pontos)

5) Quais os três principais processos de balanço de materiais. Explique cada um desses processos e cite um exemplo de cada processo relacionado ao cotidiano. (1,5 pontos)

6) Quais são os principais meios filtrantes. (0,5 ponto)

7) Explique o funcionamento do filtro prensa. (1,0 ponto)

8) Qual o meio filtrante que combina os aspectos de outros dois filtros. Comente a respeito desse modelo de filtro. (1,0 ponto)

QUESTÃO BÔNUS (1,0 ponto)

9) Um navio japonês estava em uma viagem e o Capitão Suzuki sentiu falta do seu anel de diamante e logo começa a perguntar a todos do navio que estavam próximos a ele sobre o anel.
O sub-capitão diz:

- Eu quebrei meus óculos e não consigo ver nada.
O sinaleiro diz:

- A bandeira estava hasteada de cabeça pra baixo e eu estava ocupado arrumando-a.

O marinheiro diz:

- Eu estava ocupado puxando a boia salva vidas que havia se soltado e estava à deriva.

O cozinheiro diz:

- Eu estava consertando a geladeira.

Alguém mentiu, e é o ladrão. Quem é e por que?

OPERAÇOES UNITÁRIAS DOS PROCESSOS INDUSTRIAIS ll – OUPI ll

NOME:

NOME:

AVALIAÇÃO

1) Duas misturas etanol-água de composições diferentes estão contidas em recipientes separados. A primeira mistura contém 30% de etanol e a segunda 80% etanol em massa. Se 1,200 Kg da primeira mistura são combinados com 800 g da segunda mistura, qual a massa em Kg e a composição dos produtos. Considerar que não há interação entre o metanol e a água. Esquematizar o fluxograma. (1,5 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com