TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bateria Na Forma De Gelo

Por:   •  9/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 2

A experiência da bateria na forminha de gelo é um experimento simples que demonstra o princípio da oxidação e redução na química. Para realizar o experimento, você precisará de uma forminha de gelo, dois pedaços de metal diferentes (como zinco e cobre), fios condutores, uma solução salina (como água salgada) e um voltímetro (opcional).

Primeiro, corte os metais em pequenos pedaços e coloque um pedaço em cada compartimento da forminha de gelo. Certifique-se de que os metais não estejam tocando um ao outro.

Em seguida, encha a forminha de gelo com a solução salina. A solução salina atua como um eletrólito, permitindo a transferência de íons entre os metais.

Agora, conecte um fio condutor a cada pedaço de metal. Um fio será o eletrodo positivo (ânodo) e o outro será o eletrodo negativo (cátodo).

Se você tiver um voltímetro, pode conectá-lo aos fios condutores para medir a diferença de potencial gerada pela bateria. Caso contrário, você pode prosseguir sem o voltímetro.

A reação química ocorre quando a solução salina interage com os metais. O metal mais reativo (geralmente zinco) sofre oxidação, liberando elétrons na forma de íons Zn²⁺. Esses elétrons fluem pelo fio condutor do ânodo para o cátodo.

Enquanto isso, o metal menos reativo (como cobre) sofre redução, absorvendo os elétrons e formando íons Cu²⁺. Esses íons se dissolvem na solução salina.

A transferência de elétrons através do fio condutor cria uma corrente elétrica, que pode ser utilizada para alimentar um pequeno dispositivo, como um LED.

É importante ressaltar que a reação química continuará até que um dos metais seja completamente consumido ou a solução salina se torne saturada com íons. Quando isso acontecer, a bateria deixará de gerar energia.

Esse experimento é uma forma simples de entender como as reações de oxidação e redução ocorrem em uma bateria e como a transferência de elétrons gera corrente elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com