TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biodiesel

Por:   •  29/9/2015  •  Artigo  •  3.638 Palavras (15 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 15

A PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS E SUAS RELEVÂNCIAS AMBIENTAIS, SOCIAIS E ECONÔMICAS.

Raul Augusto Netto

RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar concepções e medidas que devem pautar a política nacional no que tange a produção de biocombustíveis gerados através de matérias primas não fóssil e renováveis e seus principais benefícios e desvantagens para a sustentabilidade do meio ambiente, para a inclusão social, para a economia em relação aos combustíveis comuns fabricados com matéria prima fóssil. A metodologia utilizada para confecção deste artigo baseia-se em referências teóricas apoiadas em artigos científicos.

PALAVRAS CHAVE: Biocombustível, Produção, Sustentabilidade, Inclusão
                                      Social, Economia.

INTRODUÇÃO

             Matérias primas como petróleo, carvão e gás natural, são de extrema importância para a fabricação de derivados e para a economia atual, devido a sua utilização na formulação de combustíveis em geral e consumo de energia no mundo. Baseando-se nessas informações e devido às previsões do término dessas reservas e a alta agressividade ao meio ambiente gerado por estes compostos é que se estudam alternativas e novas fontes de energia renováveis e ecologicamente corretas. (José Lima de Andrade Neto, 2008).

            Tem-se biocombustível que surgiu como uma possível solução, e hoje é encarado, analisado e estudado com real grandeza de substituição para os combustíveis comuns derivados de gás natural e petróleo principalmente. São produtos alternativos, de queima limpa e que possuem matéria prima renovável de origem biológica não fóssil, geram energia e trazem inúmeros ganhos ao meio ambiente. Produzidos a partir de uma ou mais plantas agrícolas como a cana de açúcar, soja, babaçu, algas e derivados de biomassa florestal, originando produtos importantes como o bioetanol, biodiesel, biomassa e o biogás, beneficiando uma diminuição da poluição atmosférica e facilitando o transporte e armazenamento, devido ao seu menor risco de explosão. (Ângelo Costa Gurgel, 2008).

            Além do fator ambiental e do fator sustentabilidade, incorporam-se fatores sociais e econômicos. Socialmente definindo, estima-se que existem mais de 120 países com potencial para produzir biocombustíveis, principalmente os de região tropical, onde encontram as plantas mais indicadas para a fabricação dessa matriz energética, contra 15 países concentrados na produção de petróleo, ou seja, o plantio de safras nesses países produtores de biocombustível acarretará no desenvolvimento regional e na geração de emprego e renda aos produtores rurais. Em contra partida, observando economicamente, pode-se verificar uma alta de preços para alguns produtos, com destaque para os cereais. Esse aumento determinou-se pelo o que se passou até agora, principalmente a seca em alguns países produtores dessas matérias primas e a redução de excedentes devido à procura chinesa. Essa redução dos excedentes e um declínio dos subsídios à exportação contribuem para essas alterações, porém o mais importante é a crescente utilização de cereais, açúcar, oleaginosas e óleos vegetais para produzir substitutos para os combustíveis fósseis, isto é, etanol e biodiesel, o que levará a preços mais altos das culturas, afetando por arrasto, a alimentação animal, refletindo nos custos finais quando comparados aos preços elevados do petróleo no mercado mundial e visando proteger os interesses do consumidor quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos.

             O presente trabalho tem por objetivo contribuir para elucidar a importância da utilização de energias renováveis, o potencial brasileiro de produção de biocombustível, bem como o processo de produção deste combustível, prognósticos futuros possíveis e considerações acerca desse cenário que se apresenta, além de pequena abordagem que tem seu foco no campo brasileiro e no trabalhador rural.

Evolução do ideal sustentável no Brasil

             Cotados como uma nova saída para a crise ambiental e o futuro energético do planeta, os biocombustíveis crescem em importância no mercado mundial. Paralelamente, suscitam grandes questões concernentes à crise da segurança alimentar e energética, monoculturas, produção excludente, “imperialismos verdes”, entre outras.

             O estudo de possíveis impactos da produção e comércio em larga escala desses combustíveis vem aumentando à medida que os governos de várias nações adentram na perspectiva da expansão dos mercados e auxílio à produção. Isso ficou muito claro na década de 1970, quando duas crises planetárias do petróleo assustaram as economias e fizeram o preço desse combustível fóssil disparar. A partir daí, o mundo passou a conviver com incertezas quanto à utilização dessa categoria de fonte energética. É também na mesma década de 1970 que as preocupações ambientais começam a vir à tona, em especial após o Encontro de Nações em 1972. A busca incessante por fontes alternativas de energia perdura até a atualidade. (Marlene Melo, 2010).

              Nessa ótica se desenvolvem as chamadas “energias limpas” que se utilizam da biomassa para a geração de combustíveis e energia. Os neocombustíveis são, portanto, um dos pilares de sustentação de um dos termos mais em voga nesse novo século: o desenvolvimento sustentável. Constituirão tema de rica discussão abordagem para várias ciências e estarão em pauta nas diretrizes de muitos governos.

             As questões ambientais assumem hoje um destaque crescente para os diversos agentes sociais, preocupados e envolvidos na busca de um ideal sustentável no modelo de desenvolvimento e na partição dos recursos do planeta. É sob essa ótica que surge a relevância da discussão de substituição da atual matriz energética global para a manutenção de um equilíbrio necessário ao funcionamento correto da Terra.

             A problemática energética é tema recorrente da discussão acadêmica, da agenda política do país e das manchetes dos grandes meios de comunicação. Nestas discussões, surgem impasses, como por exemplo, sobre a possível relação entre o aumento dos preços de gêneros alimentícios e biocombustíveis (ou agro biocombustíveis, ou neocombustíveis), que nos últimos anos, estariam por trás do surgimento de uma crise alimentar. Outra grande questão é a disponibilidade de água e terras cultiváveis no planeta, Do ponto de vista de uma das vertentes ambientais atual, a defesa na produção de “bioenergia” é a de que além de ser uma alternativa ao uso dos combustíveis fósseis, diminui também a emissão de gases causadores de efeito estufa, contribuindo na redução do aquecimento global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (156 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com