TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cal e água com gás: Conhecendo os óxidos

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Cal e água com gás: Conhecendo os óxidos

Gracikelly Ribeiro Dutra de Sousa

Faculdade Integrada da Grande Fortaleza

e-mail: graciquimica@yahoo.com.br

Resumo.  O experimento consistiu em adicional o cal em água com gás e sem gás e observar o que acontece após 10 minutos em repouso. Observou-se as mudanças nas duas soluções e percebeu-se que na solução com água com gás ocorreu formação de precipitado e a solução ficou transparente. Esse experimento permite ao professor trabalhar o conceito dos óxidos que, via de regra, encerra o estudo das funções inorgânicas nos anos finais do ensino fundamental. Conceitos pertinentes ao eixo temático Vida e Ambiente, como solubilidade, filtração, lei de conservação das massas e reações de síntese e de neutralização também poderão ser abordados

Palavras chave: Cal, óxido, carbonato de cálcio


Introdução

Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O).Os óxidos podem ser classificados em três diferentes grupos: ácidos, básicos ou peróxidos. Os Óxidos ácidos são também chamados de anidridos, eles se formam a partir da reação com água originando ácidos. Exemplo: o ácido sulfúrico (H2SO4) se forma a partir do trióxido de enxofre (SO3) em presença de água (H2O). Os óxidos básicos são óxidos que reagem com bases levando à formação de sal e água. Exemplo: o hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) provém da reação do óxido de cálcio (CaO) com a água. [1]

Procedimento Experimental

Com o auxílio de uma espátula, adicionei em cada frasco 0,5g de cal. Em seguida, adicionei a água com gás em um recipiente de 100 mL. O recipiente foi tampado imediatamente. Depois, adicionei ao segundo frasco 0,5g de cal e água sem gás. Agitei os dois frasco e deixei em repouso.

Resultados e Discussão

Após deixar os frascos 10 minutos em repouso  pude observar que a solução do frasco que tinha água com gás estava praticamente transparente. No segundo frasco foi possível perceber que a a solução ainda continuava com aspecto leitoso esbranquiçado como pode ser visualizado na figura 2.  

Dessa forma, considerando que tanto o CO2 quanto o CaO estão em meio aquoso, a reação 1 (exclusivamente no frasco com água com gás) e a reação 2 (em ambos os frascos) ocorrem.

Reação 1: CO2 (aq) + H2O (l) H2CO3 (aq) Reação 2: CaoO(s) + H2O (l) Ca(OH)2 (aq)

Reação 3: H2CO3(aq) + Ca(OH)2(aq) →CaCO3 (s) + 2H2O (l)

Como pode ser observado na reação 1 o CO2 presente na água com gás reage com a água e forma um ácido ( H2CO3). A reação 3 também ocorre e podemos perceber a formação de hidróxido de cálcio. O hidróxido de cálcio é utilizado para cair paredes e é uma substância solúvel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (196.9 Kb)   docx (607.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com