TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECENDO A DISCALCULIA

Resenha: CONHECENDO A DISCALCULIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Resenha  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 3

CONHECENDO A DISCALCULIA

O termo discalculia é usado frequentemente ao referir-se, especificamente, à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas. É, pois, um distúrbio neuropsicológico caracterizado pela dificuldade no processo de aprendizagem do cálculo e que se observa, geralmente, em indivíduos de inteligência normal, que apresentam inabilidades para a realização das operações matemáticas e falhas no raciocínio lógico-matemático.

Por ser considerado um tipo de transtorno, convém frisar que, segundo Ferreira (2000) transtorno tem por significado desorganizar, atrapalhar, ou ainda, desarranjo e desordem.

De acordo com Johnson e Myklebust (1983) este transtorno não é causado por deficiência mental, nem por déficits visuais ou auditivos, nem por má escolarização. Ainda, segundo os autores, o portador de discalculia comete erros diversos na solução de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais, na compreensão dos números.

Segundo os pesquisadores, a criança com discalculia é incapaz de:

a) Visualizar conjuntos de objetos dentro de um conjunto maior;

b) Conservar a quantidade, o que a impede de compreender que 1 quilo é igual a quatro pacotes de 250 gramas;

c) Compreender os sinais de soma, subtração, divisão e multiplicação (+, –, ÷ e x);

d) Seqüenciar números, como, por exemplo, o que vem antes dos 11 e depois dos 15 (antecessor e sucessor);

e) Classificar números e montar operações;

g) Entender os princípios de medida;

h) Lembrar as seqüências dos passos para realizar as operações matemáticas;

i) Estabelecer correspondência um a um, ou seja, não relaciona o número de alunos de uma sala à quantidade de carteiras;

j) Contar através de cardinais e ordinais.

Convém destacar, ainda, que os processos cognitivos envolvidos na discalculia são: a) Dificuldade na memória de trabalho; b) Dificuldade de memória em tarefas não-verbais; c) Dificuldade na soletração de não-palavras (tarefa de escrita); d) Ausência de problemas fonológicos; e) Dificuldade na memória de trabalho que implica contagem; f) Dificuldade nas habilidades visuo-espaciais; g) Dificuldade nas habilidades psicomotoras e perceptivo-táteis.

Para o Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais – DSM-IV (1994), o transtorno nas operações Matemáticas é caracterizado pela incapacidade para realização de operações aritméticas, cálculo e raciocínio inferior à média esperada para a idade cronológica, capacidade intelectual e nível de escolaridade do indivíduo e dificuldades que trazem prejuízos significativos em tarefas diárias que as exigem ou apresentam algum déficit sensorial, destacando-se que as dificuldades matemáticas excedem aquelas geralmente associadas.

Diversas habilidades podem estar prejudicadas pelo transtorno, como: habilidades lingüísticas (compreensão e nomeação de termos, operações ou conceitos matemáticos, e transposição de problemas escritos em símbolos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com