TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calibração e Uso de Aparelhos Volumétricos

Por:   •  24/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Calibração e uso de aparelhos volumétricos, balança e tratamento de dados experimentais

Pratica Nº 01

Iago de Almeida Pereira  


Sumário

Objetivo        3

Introdução        4

Aparelhos Volumétricos        4

Pipetas        5

Buretas        5

Balões volumétricos        5

Materiais e Metodologia        6

Calibração da balança        6

Semi-analítica        6

Calibração de aparelhos volumétricos:        7

Bureta 25 mL        7

Pipeta volumétrica 25 mL        7

Balão volumétrico        7

Resultados e discussões        8

Balança semi-analítica        8

Bureta 25 mL        9

Pipeta Volumétrica 25 mL        13

Balão Volumétrico        13

50 mL        13

100 mL        14

Conclusão        16

Referencias        16

Questionário        17


Objetivo

Aprender noções básicas de laboratório tais como: segurança, descarte de produtos químicos, caderno de notas, manuseio e limpeza de vidrarias, manuseio de balanças analíticas e semi-analíticas. Leitura de menisco em buretas, pipetas ou balões volumétricos. Calibração de aparelhos volumétricos. Tratamento de dados experimentais.


Introdução

Para uma boa analise em laboratório de química, é necessário obter o conhecimentos de técnicas e uso de equipamentos corretos para a redução de erros que possam prejudicar o resultado final da analise laboratorial.

Uma dessas técnicas de redução de erros é a calibração, no qual consiste em determinar a faixa de valores medido de um instrumento de acordo com um padrão pré-estabelecido. Assim, seguindo os objetivos principais de uma calibração, que são a determinação de um volume real contido ou escoado, a temperatura de trabalho, constatar se a vidraria encontra-se dentro das especificações do fabricante e, principalmente, constatar se a vidraria esta adequada para o fim que se destina.

Para uma calibração correta e livre de erros grosseiros, é inevitável seguir uma serie de condições, tais como a limpeza rigorosa do material, manter a temperatura da sala constante, para não haver variações de valores obtidos durante as operações, fazer o uso de água deionizada, utilizar papel toalha para manipulação dos materiais utilizados, para não variar a massa com as impressões digitais.

Aparelhos Volumétricos

Para o manuseio das substâncias em laboratório existem os aparelhos volumétricos, que são basicamente dois tipos: aqueles que são calibrados para conter algo (TC – to contain) como, por exemplo, balão volumétrico e aqueles que são calibrados para transferir (TD – to deliver), por exemplo, pipetas e buretas. Essas vidrarias não podem ser aquecidas, pois elas têm uma calibração de fabrica e o calor faz com que o vidro dilate descalibrando as mesmas.

Pipetas

São frascos utilizados para a transferência de certos volumes, com bastante precisão, existem basicamente dois tipos de pipetas: as volumétricas ou de transferência e as graduadas. As pipetas volumétricas possuem uma marca fixa que transportam um único valor, já as graduadas, como o próprio nome já diz, tem uma graduação que permite transferir tanto o valor fixo nela quanto frações desse valor. Pipetas volumétricas tem maior precisão do que as graduadas.

Buretas

São frascos volumétricos usados para escoar volumes variáveis de solução e empregadas geralmente em titulação. Elas possuem uma graduação e em sua ponta uma torneira permitindo a passagem do liquido a ser medido. A precisão das transferências com a bureta é maior do que a da pipeta.

Balões volumétricos

São frascos volumétricos que tem capacidade de 5mL a 5 L e são calibrados para conter exatamente o volume de liquido quando preenchidos ate sua marcação.


Materiais e Metodologia

Balança semi-analítica

Balança analítica

Béquer 100 mL

Bureta 2 5mL

Pipeta volumétrica 25 mL

Balão volumétrico 50 mL

Balão volumétrico 100 mL

Termômetro

Erlenmeyer 50 mL

Com os materiais descritos acima se realizou os procedimentos a seguir:

Calibração da balança

Semi-analítica - Foi pesado um béquer na balança semi-analítica, anotando sua massa. Esse procedimento foi repetido 10 vezes.

Calibração de aparelhos volumétricos:

Bureta 25 mL A bureta foi preenchida com água destilada em equilíbrio térmico com o ambiente, passando a marcação do zero. Foi anotada a temperatura da água. Removeu todas as bolhas de ar formadas que ficaram retidas na bureta. Ajustou-se o menisco da água ate a marcação do zero. Deixou a bureta em repouso, e durante esse período foi pesado um erlenmeyer de 50 mL seco, anotando sua massa. Foi transferido lentamente cerca de 10 mL da água que estava contida na bureta. O erlenmeyer contendo a água foi pesado novamente. Foram sendo adicionadas 10 mL de água ate chegar ao valor de 40 mL, pensando o erlenmeyer periodicamente a cada 10 mL posta no mesmo. Todas as massas foram anotadas. Esse procedimento foi feito em triplicata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (213.4 Kb)   docx (628.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com