TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características dos metais

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  1.844 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TÉCNOLÓGICAS

Curso de Engenharia Civil

METAIS

Gustavo Rosa

Matheus Rohde Coutinho

Murilo Gabriel de Maceda

CASCAVEL

SETEMBRO DE 2014[pic 2][pic 3]

GUSTAVO ROSA

MATHEUS COUTINHO

MURILO MACEDA

METAIS

Trabalho apresentado à disciplina de Química UNIOESTE- Universidade Estadual de Ciências Exatas e Tecnologias Cascavel-PR Prof.: Orlando

CASCAVEL

2014

[pic 4]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................5
  2. PROPRIEDADES DO METAL      ........................................................6
  3. HISTÓRIA DA UTILIZAÇÃO DO METAL NA CONSTRUÇÃO ...8
  4. VANTAGENS DO USO DO AÇO.........................................................10
  5. TECNOLOGIAS DO METAL...............................................................14
  6. CONCLUSÕES........................................................................................15
  7. BIBLIOGRAFIA.....................................................................................16

[pic 5]

RESUMO

Os metais hora apreciados como preciosidades, sendo um importante exemplo o ouro, hora utilizados como instrumentos de guerra, tem uma perspectiva diferente no século XXI, pois com o advento da construção civil e suas tecnologias tem sido verificado a sua importância no âmbito construtivo, seja na parte estrutural, ou na parte arquitetônica. Assim, as mais diversas características componentes do metal explicitam como este material se comporta no meio em que vivemos.

Palavras chave: Metal, Construção Civil, Engenharia Civil, Características, Vantagens, Tecnologias.

[pic 6]

[pic 7]

  1. INTRODUÇÃO

Os metais são de extrema importância para a construção civil. A grande maioria das obras de construção civil atuais usam metais, seja em maior ou menor grau, sendo estes fundamentais e praticamente insubstituíveis. Neste trabalho, serão discutidos temas como as propriedades físicas e químicas dos metais, a história do uso de metais na construção civil, a importância do metal no setor, as vantagens do uso do aço e as tecnologias envolvendo metais. Espera-se que o presente trabalho possa auxiliar no entendimento de como os metais são importantes dentro da engenharia civil e como o seu uso está presente no dia-a-dia das pessoas que trabalham com construção.

  1.  CARACTERÍSTICAS DOS METAIS

Uma substância metálica é um elemento químico definido como um aglomerado de átomos que exercem uma fraca atração nos elétrons mais externos à camada de valência e que podem fluir livremente, formando cátions capazes de estabelecer ligações iônicas com ametais e de alta condutividade proporcionada pelos elétrons de valência.

A maioria dos metais são sólidos à temperatura ambiente, exceto o Mercúrio (Hg), que é o único metal encontrado na natureza no estado líquido, o qual possui cor prateada e brilho. Os ametais são mais abundantes na natureza do que os metais, mas os metais de fato constituem a maioria da tabela periódica, os mais conhecidos são: ouro, ferro, prata, alumínio, cobre, zinco.

Os metais também podem constituir ligas metálicas, que necessariamente devem ser compostas por dois elementos metálicos e que obedecem propriedades especificas dos metais.

As principais características do metal são:

  • Maleabilidade: é a capacidade de deformação dos metais, a maleabilidade de uma substância metálica aumenta-se com o crescimento da temperatura.
  • Cristalografia: os metais apresentam ordenação cristalina simples, com alto nível de aglutinação atômica, ou seja, alta densidade e muitos elementos de simetria que tendem a não formar compostos entre si, mas com alta afinidade entre não metais.

  • Condutibilidade: quantifica a capacidade dos metais conduzirem calor. Materiais com baixa condutividade térmica conduzem menos calor e materiais com alta condutividade térmica conduzem mais calor. A condutividade elétrica é utilizada para especificar a capacidade de um metal conduzir corrente elétrica.

  • Brilho: é o termo que descreve como a luz é refletida pelo metal. O brilho dos metais é intitulado de brilho metálico.
  • Elasticidade: interpreta como os corpos materiais se deformam ao serem submetidos a forças devidas ao contato com outros corpos e que após isso retornam à sua forma original quando tal força é removida. Tal propriedade depende diretamente da temperatura e do material.
  • Metalografia: O tamanho, forma e disposição das partículas metálicas, são fundamentais para o reconhecimento das propriedades físicas que determinam a forma, resistência à tração, dureza e outras propriedades do metal. Esses fatores podem ser alterados por tratamentos térmicos.
  • Oxidação: grande parte dos metais tende a se oxidar em exposição ao ar, isso ocorre devido a tendência dos metais liberarem elétrons para se estabilizarem eletronicamente, por isso combinam-se facilmente com o oxigênio (espécie oxidante), de modo que o metal é desgastado, ou seja, ele sofre corrosão.

Tais características mostram como o metal se comporta meio as diferentes imposições do ambiente, sejam elas pressão, temperatura, tração, compressão, dureza, mudando a forma desses materiais.

  1. HISTÓRIA DA UTILIZAÇÃO DO METAL NA CONSTRUÇÃO

O uso do metal na construção civil iniciou no século XVIII com a construção da ponte sobre o Rio Severn na Inglaterra em 1779. Esse foi um marco na construção civil pois a partir dessa construção o uso do aço começou a ganhar espaço, e evoluiu revolucionando as construções, pois permitiu que um material mais resistente, porém caro, fosse utilizado para criar estruturas maiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (264.1 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com