TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Universitário Uniateneu

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.528 Palavras (7 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Universitário Uniateneu

Sede: Harmony / Noite – 1º Semestre

Bacharelado em Farmácia

Experimento 01:

Descrição e uso dos equipamentos e materiais disponíveis no laboratório

Aluno: Lucas Nascimento dos Santos

Matrícula: 20212110498

Fortaleza- CE

2021.2

Objetivo

Possibilitar aos alunos conhecimento básico sobre os tipos e manuseio de vidrarias de um laboratório de química, além de suas respectivas funções, de modo que estes possam familiarizar-se com o ambiente do qual farão uso futuramente.

Detalhamento

Dentre as vidrarias apresentadas no experimento 01, segue abaixo a relação com suas respectivas funções:

1 – Tubo Falcon

O tubo falcon é utilizado na hora da centrifugação para facilitar a separação de partículas. É um tubo estéril de plástico que pode ser ou não reutilizado. O tubo para centrífuga possui medidas (quando um material de laboratório possui medidas é chamado de graduado). O tubo para centrifuga também possui tampa com rosca. É muito utilizado em laboratórios que fazem pesquisas sobre biologia molecular, parasitologia e congelamento de amostras.

[pic 1]

2 – Pipeta de Pasteur

A pipeta Pasteur descartável é um item de laboratório indispensável, semelhante a um conta-gotas, podendo ser fabrica em vidro ou plástico. A pipeta Pasteur descartável é utilizada para transferência de líquidos em geral através de aspiração e dispensação. As pipetas de Pasteur são utilizadas em casos onde não é necessária grande precisão do volume transferido. Possui uma graduação em alto relevo, permitindo uma melhor visualização das amostras seja para aspirar ou dispensar líquidos, são bastante comuns em trabalhos de bioquímica e microbiologia, visto que são utilizadas maioritariamente soluções aquosas.

[pic 2]

3 – Almofariz e pistilo

São utensílios de laboratório que servem para moer pequenas quantidades de amostras, utilizado em laboratórios químicos, farmácias de manipulação e pesquisas.

Almofariz e pistilo também é conhecido como gral, moedor ou morteiro.

[pic 3]

4 – Pêra de sucção

Também chamadas de pipetadores por três vias, as peras de sucção são utilizadas para auxiliar na sucção de líquidos em pipetas. Elas têm a mesma função que um pipetador em plástico desmontável, mas seu formato lembra o de uma pêra — como o próprio nome sugere. São fabricadas em borracha e possuem três válvulas com esferas de vidro ou aço inox. São usadas em procedimentos laboratoriais para evitar que o usuário tenha contato direto com os líquidos manuseados. Antigamente, os líquidos eram sugados diretamente da pipeta, com a boca e, como alguns eram ácidos, o operador muitas vezes sofria danos como perda do paladar e deformações. A Pêra de sucção instrumento serve justamente para proteger as pessoas durante o manuseio de líquidos perigosos.

O funcionamento de uma pêra de sucção se dá por meio de válvulas que possibilitam a retirada de ar de seu interior. Para utilizá-la, é necessário acoplar a pêra de sucção na extremidade superior da pipeta: esvazie a pêra, apertando tanto a válvula A quanto seu corpo. Para o líquido subir pela pipeta, aperte a válvula S. Para liberá-lo, aperte a válvula E, localizada na lateral, que permite descartar o líquido. Todas estas válvulas são identificadas.

[pic 4]

5 – Condensador de vidro

O condensador para laboratório é uma peça de vidro utilizada para resfriar vapores ou líquidos quentes. A ideia deste aparelho é transformar os gases de uma substância em estado líquido ou então separar uma substância que contêm pontos de ebulição distintos.

Um condensador consiste em um grande tubo de vidro contendo um tubo de vidro menor interior em todo o seu comprimento, dentro do qual passam os fluidos quentes. As extremidades do tubo de vidro interno são geralmente encaixadas com juntas de vidro esmerilado que podem ser facilmente encaixadas com outros instrumentos de vidro como um balão de fundo chato ou redondo por exemplo.

A extremidade superior é geralmente deixada aberta para a atmosfera ou ventilada por um borbulhador ou tubo de secagem para evitar a entrada de água ou oxigênio. O tubo de vidro externo do condensador possui duas olivas de vidro para mangueira e um líquido de refrigeração (geralmente água da torneira ou água gelada / mistura anticongelante) que é passado por ele.[pic 5]

Para obter eficiência máxima, a água fria sempre entra pela conexão inferior e sai pela conexão superior. Vários condensadores podem ser conectados em série, mas uma alta taxa de fluxo deve ser mantida.

6 – Funil analítico

O funil analítico é utilizado no laboratório para filtração e transferência de líquidos. Ele pode ser usado com papel filtro ou até mesmo sem. Tem dois tipos de funil analítico: o liso e o raiado. Muitos conhecem também como estriado o funil raiado.

[pic 6]

7 – Copo de Becker

O Copo Becker vidro graduado é uma vidraria de Laboratório em geral é utilizada em análises e experimentos científicos, nas áreas de química, física, biologia e farmacêutica, devido a sua transparência, resistência ao calor e por ser praticamente um material inerte. O Copo Becker é fabricado em vidro borossilicato assim como a maioria das vidrarias de laboratório, por agregar à peça, a resistência ao choque térmico, resistência mecânica e resistência aos reagentes químicos.

O Copo Becker é de uso geral em laboratório, muito utilizado para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. O Copo Becker possui escala de fácil leitura, e sua parede com espessura uniforme os torna ideais para aplicações com aquecimento e experimentos com mistura.

[pic 7]

8 – Balão de fundo chato

O balão de fundo chato é utilizado nas destilações químicas, seu uso é semelhante ao balão de fundo redondo, porém mais apropriado aos aquecimentos sob refluxo e pode ser apoiado sob superfícies planas. Pode ser aquecido sobre o tripé com tela de amianto ou utilizado com os agitadores magnéticos com e sem aquecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (481 Kb)   docx (372.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com