TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento Científico e Senso Comum

Por:   •  8/2/2021  •  Dissertação  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

O conhecimento científico e o senso comum podem ser definidos como duas maneiras diferentes pelas quais os seres humanos se conectam com a verdade. Nesse sentido, ambas as formas são consideradas epistemológicas na filosofia, o que significa estudar como obter o conhecimento da verdade. Considerando que o conhecimento científico utiliza experimentos fenomenais para verificar a verdade, enquanto o senso comum se baseia nas crenças e hábitos de uma determinada sociedade, são duas formas de conhecimento muito diferentes.

O conhecimento científico está diretamente relacionado ao método científico, que diz respeito às formas de obter conhecimento verdadeiro. Como o conhecimento científico está diretamente relacionado com a comprovação das crenças que dizem a respeito da verdade, o mesmo é desenvolvido a partir de três campos diferentes do pensamento científico. Isso inclui: a natureza do raciocínio científico, a possibilidade de verificar a verdade científica e a melhor maneira de alcançar a verdade na ciência. O objetivo comum dessas ideias é o verdadeiro conhecimento do mundo, e afim de alcança-lo, os métodos científicos são propostos para que se alcance tal conhecimento de forma racional e objetiva.

Por outro lado, o senso comum diz respeito às crenças naturais produzidas por uma cultura específica e difundidas por suas respectivas tradições, e que muitas pessoas às consideram verdades absolutas. Muitas vezes as pessoas se referem ao senso comum de forma depreciativa, dizendo que o bom senso é apenas crendice e, portanto, não tem valor. Isso se deve principalmente à importância que a cultura ocidental atribui ao conhecimento científico, e também porque a filosofia racionalista frequentemente critica e rejeita o bom senso. No entanto, alguns filósofos da tradição filosófica escocesa acreditam que o bom senso fornece uma boa base para rejeitar o ceticismo ou a chamada doutrina revisionista. E como base também da formação social, linguagem, modo de viver, etc.

Apesar das diferenças óbvias, o conhecimento científico e o bom senso não precisam necessariamente ser colocados em lugares distintos onde não haja relação, pois muitas crenças populares podem ser comprovadas cientificamente e também podem ser utilizadas como estímulo para encontrar a verdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com