TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção de Curva de Calibração e Avaliação das Pipetas Graduadas e Micropipeta

Por:   •  16/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Nesta aula foi realizada a determinação do teor de sódio e potássio em amostras de água utilizando a técnica de espectrometria de emissão atômica em chama. A partir dos dados obtidos foram construídas as curvas de calibração e foi possível avaliar a precisão e exatidão da pipeta graduada e micropipeta.

O objetivo principal deste trabalho é construir uma curva de calibração por meio da técnica de espectrometria de emissão atômica em chama, a fim de comparar a precisão das pipetas graduadas e das micropipetas.

  1. Introdução

O princípio fundamental da espectrometria de emissão atômica consiste na propriedade dos átomos neutros ou íons excitados, emitirem radiação eletromagnética quando submetidos a determinadas condições [1]. A fotometria de chama é a mais simples das técnicas analíticas baseadas em espectroscopia atômica. Nesse caso, a amostra contendo cátions metálicos é inserida em uma chama e analisada pela quantidade de radiação emitida pelas espécies atômicas ou iônicas excitadas [2].

A energia eletrônica é quantizada, isto é, apenas certos valores de energia eletrônica são possíveis. Isso significa que os elétrons só podem ocupar certos níveis de energia discretos e que eles absorvem ou emitem energias em quantidades discretas, quando se movem de um orbital para outro. Quando o elétron é promovido do estado fundamental para um estado excitado, ocorre o fenômeno de absorção e quando este retorna para o estado fundamental observa-se o processo de emissão [3]. Conclui-se que um átomo de um determinado elemento, forme um espectro característico.

Uma chama de gás combustível (GLP) opera em uma temperatura entre 1700 á 1990 ºC [3], energia suficiente para excitar os elementos sódio (Na) e potássio (K) que serão analisados nesta prática.

Porém, num processo analítico qualquer concentração sempre é obtida de forma indireta, a partir de outras grandezas como absorção ou emissão de luz, condutividade e até mesmo pesos ou volumes, como nos métodos da química analítica clássica [4]. Ou seja, a concentração a ser determinada precisa ser relacionada com medidas efetivamente realizadas, portanto a calibração. Essa relação pode ser feita através do Material de Referência Certificado (MRC).

A curva de calibração é uma relação funcional do sinal observado (y) dada certa quantidade de analito. Em geral, utilizamos à regressão linear simples para estimarmos a incerteza devido à curva de calibração [5]. Segundo documento do INMETRO (DOQ-CGCRE-008), a sensibilidade do método está relacionada à concentração, que ao ser modificado irá variar a resposta (ou seja, o coeficiente angular β), assim como a quantidade de replicata irá influenciar na construção da curva de calibração.

Através da técnica de espectrometria de emissão atômica em chama, construir uma curva de calibração e a partir disso, comparar a precisão das pipetas graduadas e das micropipetas.

  1. Materiais e Métodos
  1. Materiais
  1. Métodos
  1. Resultados e Discussões
  1. Conclusão

Nesta aula foi realizada a determinação do teor de sódio e potássio em amostras de água utilizando a técnica de espectometria de emissão atômica de chama. Através dos dados obtidos foram construídas as curvas de calibração e foi possível avaliar a precisão e exatidão da pipeta graduada e micropipeta.

  1. Referências

[1] – ROCHA M.; ASTUTO V. B. Espectrometria de emissão óptica com plasma – ICP OES. Instituto de Química, da Universidade Estadual de São Paulo, p. 13, 2014.

[2] – OKUMURA, F.; CAVALHEIRO, E. T. G.; NÓBREGA, J. A. Experimentos simples usando fotometria de chama para ensino de princípios de espectrometria atômica em cursos de química analítica. Química Nova, v. 27, n. 5, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com