TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conversão de unidades

Por:   •  1/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 7

Conceito de Modularização - Funções

Motivação: Frequentemente, uma sequência de comandos deveria ser repetida em vários lugares de um programa. A fim de evitar copiar estas sequências, várias linguagens de programação incluem  o conceito de subprograma (funções).

        Subprogramas é um dos conceitos fundamentais da arte e da técnica da programação, cujo domínio  exerce uma influência decisiva  no estilo e na qualidade do trabalho de um programador.

        Subprogramas não servem apenas para abreviar o texto, mas principalmente para dividir  e estruturar um programa em módulos logicamente coerentes.

                A linguagem C  oferece facilidades necessárias, através de funções, permitindo a confecção de programas modulares e bem estruturados.

Funções

Forma geral de uma função:       tipo   nome ( lista de parâmetros )

                                                   {

                                                            corpo

                                                               da

                                                             função

                                                    }

Propriedades de função

  • Tipo -  pode ser qualquer um dos tipos válidos da linguagem  C  ( void, int , float, double ou char).
  • Tipo representa o valor de retorno da   função.  Este valor de  retorno  é substituído   no  local  da  chamada da função.
  • Uma função definida como sendo do tipo void não devolve valor de retorno. Para funções de tipo não  void, o  valor de  retorno é  feito  através  do  comando  return (expressão),  que causa a  saída  da função.
  • A chamada de uma função não void deve ser feita dentro de uma expressão.
  • nome() -  é um identificador ou seja, o primeiro caracter deve ser uma letra e os caracteres seguintes podem ser  letras  ou dígitos ou  o caracter  de sublinhar.  
  • Os parênteses  fazem  parte do  nome da função.  Dentro dos  parênteses pode haver uma lista de parâmetros.
  • Forma geral da lista de parâmetros:  tipo var1, tipo var2, ... , tipo var n

      onde  var1, var2, ... , var n  são variáveis de qualquer tipo válido da linguagem C.

  • Cada uma das variáveis da lista de parâmetros deve possuir um tipo associado. A lista de  parâmetros  pode  ser vazia,  isto é,  não possui  nenhum  parâmetro ou  pode ter  vários  parâmetros. A princípio não existe um limite do número de parâmetros.
  • corpo da função - é formado  por declarações de  variáveis e  por uma  sequência finita  de comandos  da linguagem C.  As variáveis  declaradas dentro  de uma função, são criadas e destruídas a cada chamada da função.  Essas variáveis  são conhecidas  como variáveis  locais,  por existir  apenas durante a execução da função.  Uma variável  local é criada  na entrada  da função e destruída ao sair.  Logo as variáveis definidas internamente a uma função não podem ser acessadas por outras funções.
  • A linguagem C,   não permite  funções dentro  de funções,  portanto um programa em C, tem a seguinte forma:

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

onde os retângulos representam as funções.  

  • As variáveis na lista de parâmetros são chamadas  de parâmetros formais.  Em uma chamada  de uma função as variáveis na lista de parâmetros são chamadas de parâmetros reais.
  • O número de parâmetros declarados na  função deve ser o mesmo que  na chamada,  além disso,  os tipos devem ser compatíveis, ou seja, se o primeiro parâmetro formal, for um inteiro então na chamada da função o primeiro  parâmetro real  deve ser inteiro, o segundo  parâmetro real deve ser do mesmo tipo que o segundo parâmetro formal   e assim sucessivamente.
  • Para chamar uma função basta digitar o nome seguido da lista de parâmetros entre parênteses.

Observação: Na linguagem C, se os tipos de parâmetros formais e parâmetros reais não forem compatíveis o compilador não gera uma mensagem de erro, mas os resultados são imprevisíveis.

Passagem de parâmetros por valor

        Os Parâmetros formais recebem os valores dos parâmetros reais, ou seja, é feito uma cópia do valor de  cada   variável  ou  constante na chamada da função e transferido para os respectivos parâmetros declarados na função. Assim sendo, as alterações feitas nos parâmetros formais da função não tem nenhum efeito nas variáveis usadas na chamada da função (parâmetros reais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com