TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENÇA ENTRE AS ÁGUAS MINERAIS ENVASADAS NO BRASIL E NA COMUNIDADE EUROPEIA

Por:   •  5/12/2018  •  Tese  •  5.823 Palavras (24 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 24

DIFERENÇA ENTRE AS ÁGUAS MINERAIS ENVASADAS NO BRASIL E NA COMUNIDADE EUROPEIA

DIFFERENCE BETWEEN MINERAL BOTTLED WATERS IN BRAZIL AND THE EUROPEAN COMMUNITY

Lucio Carramillo Caetano

Departamento de Geociências, UFRRJ

carramillo@gmail.com

Sueli Yoshinaga Pereira

Instituto de Geociências, UNICAMP

sueliyoshinaga@gmail.com

Heitor Fernandes Mothé Filho

Departamento de Geociências, UFRRJ

heitorfmothe@gmail.com

Juan Carlos Ortiz Santillan

Engenheiro Químico, UFRJ

jjmapaconsultoria@gmail.com

Ricardo Correia Carramillo Caetano

Mestre em Ciências Sociais, UFRRJ

ricardoccc3@gmail.com

Thiago Machado do Pinho

Mestrando EESC/USP

thiagompinho@usp.br

Igor Cristiano Silva

Graduando em Geologia, UFRRJ

igorcristiano@hotmail.com


Palavras Chaves: Água Subterrânea, Água Mineral, Brasil, Comunidade Europeia.

Resumo:

As águas minerais envasadas, apenas por sua aparência, podem dar a impressão que possuem as mesmas características independentemente de suas procedências.

Na verdade, a origem de uma determinada água mineral será o verdadeiro identificador de sua qualidade e de suas características. A localização da fonte com suas características geológicas será responsável por suas diferenças. Tanto o sabor quanto odor e, em alguns casos, sua aparência serão definidas por sua ocorrência.

Esse trabalho visa demonstrar a diferenciação das características de certas águas minerais envasadas no Brasil, a partir do levantamento da concentração de sólidos totais dissolvidos.

De posse dessas características, foi elaborada a comparação entre o total de sólidos dissolvidos, com as águas minerais envasadas na Comunidade Europeia.

A grande diferença entre as características das águas minerais envasadas no Brasil e as provenientes da comunidade europeia é exatamente a concentração de sais dissolvidos que são bem mais elevados nas águas da comunidade europeia do que nas brasileiras.

Assim, com esses dados, o presente estudo poderá, inclusive, ser utilizado para a escolha da água mais apropriada para a limpeza do palato entre provas de vinhos uma vez que o parâmetro mais importante para essa atividade é a completa neutralidade do paladar.

Key-words: Groundwater, Mineral Water, Brazil, EuropeanCommunity,

Abstrat

The bottled mineral waters, just by their appearance, can give the impression that they have the same characteristics irrespective of their origins. In fact, the origin of a certain mineral water will be the true identifier of its quality and its characteristics. The location of the source with its geological characteristics will be responsible for its differences. Both taste and odor and, in some cases, their appearance will be defined by their occurrence. This work aims to demonstrate the differentiation of the characteristics of certain bottled mineral waters in Brazil, from the survey of the concentration of total dissolved solids. With these characteristics, a comparison was made between total dissolved solids and mineral waters bottled in the European Community. The great difference between the characteristics of mineral waters bottled in Brazil and those coming from the European community is exactly the concentration of dissolved salts that are much higher in the waters of the European community than in the Brazilian ones. Thus, with this data, the present study may even be used to choose the most appropriate water for cleaning the palate between wine tastings since the most important parameter for this activity is the complete neutrality of the palate.

1. Introdução:

Um dos grandes desafios é distribuir água potável à população de diversos países que sofrem com a falta de água de consumo provocadas, muitas vezes, por períodos de secas frequentes e cíclicas que impossibilitam a manutenção da água nos rios de onde se poderia retirar a água para utilizá-la no abastecimento. Nessas situações, em locais onde predominam os climas equatorial e tropical como o Brasil, a água subterrânea transforma-se na opção mais viável (Caetano, 2000).

As águas subterrâneas, cujas características podem torná-las diferenciadas vêm sendo utilizadas tanto para dessedentação bem como em uso terapêutico, através de estabelecimentos, normalmente conhecidos por Termas ou Balneários, onde o indivíduo procura a cura de algum tipo de doença ou ferimento,seja através da ingestão, gargarejos ou mesmo por imersão total do corpo ou apenas da parte comprometida (Caetano, 2004).  

Por outro lado, com a evolução econômica da sociedade, a água subterrânea adquire um valor econômico e, consequentemente, sofre diversos tipos de aproveitamento. Dentre os tipos de aproveitamento diferentes, o presente trabalho destaca apenas o da água mineral e pretende oferecer ao leitor um pequeno estudo comparativo entre alguns valores de concentração de sólidos totais dissolvidos (STD) nas águas envasadas em algumas regiões brasileiras em comparação com algumas águas minerais envasadas em alguns países da Europa que possam colaborar para demonstrar a importância dessas diferenças também na utilização das águas para a limpeza do paladar antes de cada nova degustação  de diferentes tipos de vinhos.

2. Características das águas subterrâneas

O acúmulo da água na rocha origina-se através de um processo denominado, Ciclo Hidrológico. Nesse Ciclo, cuja energia propulsora é o calor emanado pelo Sol, dá-se,inicialmente,pela evaporação das águas dos oceanos, rios e lagos e a evapotranspiração dos animais e plantas formando-se as nuvens que condensadas precipitam-se sob a forma de gelo, neve ou chuva. Uma parte da água precipitada, antes mesmo de atingir o solo, evapora-se, outra parte infiltra-se até a saturação do solo e da rocha e seu excesso, escoa superficialmente (Figura 1).

A água inicia, dessa forma, seu processo de enriquecimento e logo em contado com os gases da atmosfera vaise tornando mais ou menos ácida em função da concentração de CO2 ou SO2 contidos na atmosfera do local onde ocorre sua precipitação.

Assim, no momento da sua precipitação, essa água, mais ou menos ácida, reagirá com maior ou menor facilidade com o meio por onde infiltrar, seja o solo ou diretamente na rocha. Ainda durante a infiltração no solo, a água poderá se tornar mais ácida ao contato com húmus e gases provenientes da decomposição de animais e vegetais, até que alcance a rocha. Quanto mais ácida estiver, mais facilmente reagirá com os elementos encontrados nos minerais que compõem as rochas por onde escoar a deixando cada vez mais enriquecida de substâncias cuja maior ou menor concentração determinará sua qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)   pdf (437.6 Kb)   docx (469.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com