TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Minerais do Brasil

Por:   •  2/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.764 Palavras (8 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 8

GOVERNO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA- IFPB CAMPUS PICUÍ

TECNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

ÁLEFE DA CUNHA FARIAS DE BARROS

JOSÉ ZILMÁRCIO OLIVEIRA

LO-RUAMA DOS SANTOS LIMA

MARIA ANTONIA MEDEIROS ALVES

MARX MANUEL AZEVEDO

RECURSOS MINERAIS NO BRASIL: ASPECTOS ECONOMICOS E AMBIENTAIS

Picuí/ PB

Fevereiro/ 2018

ÁLEFE DA CUNHA FARIAS DE BARROS

JOSÉ ZILMÁRCIO OLIVEIRA

LO-RUAMA DOS SANTOS LIMA

MARIA ANTONIA MEDEIROS ALVES

MARX MANUEL AZEVEDO

RECURSOS MINERAIS DO BRASIL: ASPECTOS ECONOMICOS E AMBIENTAIS

Trabalho apresentado como parte da segunda nota do quarto bimestre, da disciplina de Geografia, do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Médio.

Professor: JOSÉ HERMANO ALMEIDA

Picuí/ PB

Fevereiro/ 2018

1. INTRODUÇÃO

Os minérios exercem uma grande influência na nossa economia, sendo bastante utilizado para diversos fatores industriais. Embora que a extração desses minerais tenha seus lados negativos, a exemplos de vários impactos no meio ambiental, eles favorecem muito no desenvolvimento do país. E por causa disso, o Brasil está sempre buscando novos métodos tecnológicos de extração mineral, principalmente para aqueles lugares de difíceis acessos, localizados no oceano. 

Para nossa felicidade, esse mercado vem crescendo a cada dia, e o Brasil poderia ser um dos mais ricos, por possuí tanto minérios. Desde o seu início teve seu apogeu quando os portugueses "invadiram" o Brasil por causa dessas riquezas, e hoje em dia não é diferente. A seguir estudaremos mais a fundo sobres essas valiosas riquezas.

2. DESENVOLVIMENTO

  • DIFERENÇA ENTRE MINERAL E MINÉRIO

Mineral é uma substância homogênea, de composição inorgânica e quimicamente definida e que surge naturalmente na crosta terrestre.

Os minérios, nada mais são que os minerais de grande valor comercial. Entre eles estão: a hematita, magnetita e pirita (minérios de ferro), a bauxita (minério de alumínio) e a cassiterita (minério de estanho).

  • RECURSOS MINERAIS NO BRASIL

Graças a formação rochosa antiga do Brasil, possuímos grande quantidade de minerais. Desde que os portugueses acharam ouro na região de Minas Gerais, essas riquezas passaram a ser exploradas no território brasileiro. Essa distribuição de minerais no Brasil apresenta maior concentração em algumas regiões do que em outras. Se analisarmos o ponto de vista geográfico, podemos observar várias jazidas minerais distribuídas.

Destaque para minerais metálicos, como o ferro, o manganês e a bauxita (minério de alumínio). Esses minerais são a base da indústria mineradora brasileira, principalmente o minério de ferro. Em menor escala, porém não menos importante, tem-se também o ouro, o cobre e o nióbio.

Esses recursos são tão importantes para o nosso país, que em 2011 eles representaram 18% de todos os produtos exportados, apresentando um saldo positivo de US$34bilhões na balança comercial brasileira.

Quase 90% das exportações de mineração brasileiras são de minério de ferro, o que faz do Brasil um dos maiores produtores do mundo. Grande parte dessa produção vem de Minas Gerais, na região conhecida como Quadrilátero Ferrífero, e do Pará e do Mato Grosso do Sul, estados que também têm grandes reservas do mineral. O minério de ferro é usado como matéria-prima para produção de aço. A outra gigantesca reserva de minérios do Brasil é a Província Mineral de Carajás, no Pará. A exploração ali começou mais tarde, na década de 1970, mas mudou bastante a paisagem. O norte do Brasil também é rico em manganês, que é usado na produção do aço, os dois estados com maiores concentrações desse minério são Amapá e Pará.

Existem cerca de 2.500 minas legalizadas no Brasil, que é um dos países com maior potencial mineral do planeta, junto com Estados Unidos, Rússia, China, Canadá e Austrália.

O Brasil também tem uma das maiores reservas mundiais de bauxita. Os estados de Minas Gerais e Pará são, de novo, os grandes responsáveis pela produção. A bauxita é usada na produção de alumínio. Como é necessária muita bauxita para isso, o processo se torna caro e complicado, o que justifica as campanhas pela reciclagem de latinhas de refrigerante, por exemplo.

A bauxita é usada na produção de alumínio. Como é necessária muita bauxita para isso, o processo se torna caro e complicado, o que justifica as campanhas pela reciclagem de latinhas de refrigerante, por exemplo.

Principais recursos minerais (minérios) do Brasil e localização das reservas:

Petróleo

Reservas: Bacia de Santos, Bacia de Campos e Bacia do Espírito Santo (litoral sudeste).

Carvão Mineral

Reservas: estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Diamante

Reservas: estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Paraná.

Minério de Ferro

Reservas: Quadrilátero Ferrífero (sul de Minas Gerais), Serra dos Carajás (centro do Pará) e Maciço de Urucum (oeste do Mato Grosso do Sul).

Bauxita

Reservas: Serra dos Carajás (centro do Pará), Jari (Amapá) e vale do rio Trombetas (oeste do Pará). 

Cobre

Reservas: Serra dos Carajás (centro do Pará) e estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia e Ceará. 

Estanho

Reservas: Província Estanífera (Rondônia) e estados do Amazonas e Rondônia.

Manganês

Reservas: Serra dos Carajás (centro do Pará), Serra do Navio (Amapá) e Maciço de Urucum (oeste do Mato Grosso do Sul). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (198.9 Kb)   docx (88 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com