TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil Europeia No século XX" E "Educação Infantil No Brasil

Trabalho Escolar: Educação Infantil Europeia No século XX" E "Educação Infantil No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  1.322 Visualizações

Página 1 de 2

Tabela cronológica sobre os principais agentes do processo da História da Educação Infantil

Ano Nome Fundamentação teórica

1901

Ovide Decroly Defendia um ensino voltado para o intelecto, o trabalho se estruturaria segundo três eixos: observação, associação e expressão.

1907

Maria Montessori Propunha uma pedagogia científica da criança, ela não aceitava a natureza como o ambiente apropriado para o desenvolvimento infantil.

1921-1924

Célestin Freinet Renovou as práticas pedagógicas de seu tempo, para ele a educação que a escola dava deveria extrapolar os limites da sala de aula e interagir-se as experiências por elas vividas em seu meio social.

1932 Anísio Teixeira Afrânio Peixoto Lourenço Filho Roquete Pinto Cecília Meireles Elaborou o Manifesto dos Pioneiros da Educação, com propósito de incluir uma educação nova no âmbito escolar, uma escola laica, pública e gratuita.

Processo histórico da Educação Infantil na Europa e no Brasil

De acordo com a autora Zilma de Morais Ramos de Oliveira, livro Educação Infantil fundamentos e métodos. Durante o século XX tivemos os principais agentes do processo da História da Educação Infantil na Europa e no Brasil.

No Brasil, o grande marco foi O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932. O intuito era criar uma educação de qualidade para todos. Que fosse obrigação do Estado, ensino elementar laico, gratuito e obrigatório. Até a data de hoje, podemos observar que muita coisa não mudou. O ensino público ainda continua precário.

Na Europa, Célestin Freinet foi um educador que renovou a educação no seu tempo. Consoante ele, as crianças deveriam interagir fora da sala de aula, essas experiências eram de grande importância para favorecer a autoexpressão. Ao vivenciar o dia a dia, partilhando atividades coletivamente, percebemos a associação com o prazer, o que Freinet apontava como eixo central de uma escola popular. Em contrapartida, Maria Montessori, médica psiquiatra, italiana, apontava que a escola tinha que estar no âmbito científico, não aceitando a natureza como o ambiente para o desenvolvimento infantil. Entendemos que os dois ambientes são ricos em conhecimento.

Atualmente verificamos através de estudos e observações, uma grande preocupação com o nível de qualidade da Educação Infantil, principalmente no Brasil e em países subdesenvolvidos. O mais importante é o desenvolvimento da criança nos aspectos: intelectual, corporal e afetivo. Essa preocupação está contribuindo positivamente, pois percebemos que o Educador está saindo da zona de conforto e procurando formas de mudar essa situação. Com bases nos pensamento do escritor, pedagogo, cidadão Honorário, professor emérito da UNICAMP e intelectual da atualidade, Rubem Alves, o professor seria o agente responsável pela aprendizagem de seus alunos, independente da situação critica que a educação esteja vivenciando. É nesse aspecto que os alunos veem seus professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com