TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição e características das formas farmacêutica e formulações realizadas

Por:   •  11/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 8

          1- INTRODUÇÃO (definição e características das formas farmacêutica e formulações
realizadas)

A água boricada é uma solução não estéril de ácido bórico, sendo este inorgânico, com fórmula molecular H3BO3 e peso molecular de 61,83, frequentemente utilizado como solução antisséptica e possui propriedades microbiostática e microbicida.

O ácido bórico é um ácido fraco com características físicas de um pó cristalino branco, untuoso ao tato, ou cristais brilhantes incolores, solúvel em água e de sabor levemente ácido. Seus nomes mais comuns são: ácido borácico, ácido ortobórico e sal sedativo de Homberg.

A solução alcoólica de polivinil pirrolidona iodada é um antisséptico utilizado na pele, sendo um polímero solubilizante e carreador, ele é capaz de liberar o iodo por um tempo maior, aumentando a atividade contra bactérias, fungos, vírus e protozoários. Além de ser empregado em infecções cutâneas, também é apropriado em ferimentos, queimaduras, curativos no pós-operatório, em ulcerações por decúbito e usado para demarcação do campo cirúrgico.

Por sua ação prolongada os efeitos irritantes causados pelas soluções de iodo puro, são evitadas, não irrita pele e mucosas, possui boa estabilidade do complexo não deixando que o iodo livre se perda, com ação germicida duradoura e formação de um “filme” que isola e protege a área tratada.

Formulações Utilizadas

1ª Fórmula

Ácido bórico         3,0%

Metilparabeno        0,10%

Água purificada        qsp 100mL

2ª Fómula

Iodo        1,0%

Iodeto de sódio        3,0%

PVP        9,0%

Glicerina        1,0%

Água purificada        50,0%

Álcool etílico        qsp100mL

2- OBJETIVO (Apresenta os propósitos do estudo)

Preparar soluções utilizando diferentes meios farmacotécnicos


3- MATERIAL (descrever as vidrarias, acessórios e equipamentos)

Espátula para pesagem

Copinho de café descartável para pesagem

Gral e pistilo de porcelana

Gral e pistilo de vidro

Béquer de 100mL

Béquer de 50mL

Bastão de vidro

Cálice de 125mL

Proveta de 50mL

Banho-Maria

Ácido bórico

Metilparabeno

Iodo

Iodeto de sódio

PVP

Glicerina álcool etílico

Água purificada


4- MÉTODO (descrever cada fórmula, seu modo de realização e cálculos)

Primeiro preparamos a solução de água boricada, mas antes de começarmos a preparar a formula farmacêutica, fizemos os cálculos farmacotécnicos, transformando porcentagem em gramas, descritos abaixo:

CÁLCULO

A técnica para preparação da solução de ácido bórico é através da solubilização por elevação da temperatura, a absorção de calor implica em deslocamento do equilíbrio aumentando sua solubilidade com a temperatura.

Pesamos 3g de ácido bórico em um copinho de café descartável, colocamos no gral de porcelana e pulverizamos com o pistilo de porcelana. Transferimos para um béquer de 100mL.

Após, pesamos 0,1g de metilparabeno, também em um copinho descartável, ...

Também realizamos os cálculos farmacotécnicos para a realização da solução alcoólica de PVPI, transformando porcentagem em gramas, como descrito abaixo:

CÁLCULO

Já para a preparação da solução alcoólica de PVPI, a técnica utilizada de solubilização é por complexação, pois a formação de íon complexo em uma solução contendo um soluto de baixa solubilidade, aumenta a solubilidade desta, ou seja, pode-se utilizar a complexação para conseguir-se melhorar a solubilidade de um soluto.

Começamos pesando 1g de iodo no copinho descartável, com características físicas de “bolinhas” cinza, transferimos para o gral de vidro e pulverizamos, com o auxílio do pistilo de vidro, com uma quantidade suficiente (q.s.) para solubilização do iodo, de álcool etílico, pois o iodo solubiliza em álcool. Reservamos.

Pesamos 3g de iodeto de sódio, transferimos para um béquer e com q.s. para solubiliza-lo, de água purificada, solubilizamos com o auxílio de um bastão de vidro, notamos que após a solubilização esta solução fica gelada. Após transferimos para o gral reservado, onde continha iodo e álcool, reservamos esta mistura.

No copinho descartável, pesamos 9g de polivinil pirrolidona (PVP) transferimos para o gral de porcelana e dispersamos, com o auxílio do pistilo de porcelana, acrescentamos uma quantidade suficiente para solubilização desta, de álcool etílico, glicerina e água purificada, promovendo a solubilização do PVP, sem quem notássemos grumos.

O conteúdo do gral de porcelana e do gral de vidro, transferimos para um cálice e completamos o volume para 100mL com álcool etílico e homogeneizamos.


5- DISCUSSÃO (Para cada componente descrever a função dos componentes; indicação, concentração usual, sinonímias; solubilidade; pH de estabilidade; ponto de fusão e ebulição). Observação coloque o título de cada fórmula e abaixo descreva os itens acima.

Água purificada

DCB – [09879]        CAS – [ 7732-18-5]

Fórmula e massa molecular: H2O; 18,02
sinonímia: água purificada

Características físicas. Líquido límpido, incolor, insípido e inodoro.

Embalagem e armazenamento: Em recipientes inertes, tais como vidro ou aço inox 316L polido, adequadamente identificados, que assegurem as propriedades físico-químicas e microbiológicas exigidas.

Utilização: excipiente na produção de formas farmacêuticas não parenterais e em formulações magistrais, lavagem de material, preparo de soluções reagentes, meios de cultura, tampões, diluições diversas, microbiologia em geral, análises clínicas, técnicas por Elisa ou radioimunoensaio, aplicações diversas na maioria dos laboratórios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (214.3 Kb)   docx (954.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com