TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação do processo de ensino e aprendizagem e realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola

Artigo: Avaliação do processo de ensino e aprendizagem e realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  Artigo  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 3

Avaliar se associa em fazer provas, fizer exame, atribuir notas, repetir ou passar de ano, nisso a educação e imaginada, como simples transmissão e memorização de informações prontas e o educando e visto como um ser paciente e receptivo. Essa concepção pedagógica moderna no dia de hoje, a educação e concebida como experiência de vivencias múltipla, agregando o desenvolvimento total do educando, passa ser um ativo dinâmico, que participa da construção de seu próprio conhecimento, nesse ponto de vista avaliação admite um significado orientador e cooperativo.

Avaliação do processo de ensino e aprendizagem e realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, tem como objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular, nisso não só priorizar apenas o resultado ou processo, mas deve como pratica de investigação, interrogar a relação do ensino aprendizagem e busca identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica toda resposta ao processo de aprendizado, seja certo ou errado, e um ponto de chegada, por mostrar os conhecimentos que já foram construídos e absorvidos, um novo ponto de partida, para um recomeço possibilitando novas tomadas de decisões.

Embora mais do que qualificar o nível do estudante e dar nota ao mesmo tempo a avaliação também e orienta o educador de onde estão as dificuldades e o acerto no repasse de conhecimento aos seus alunos, a partir deste retorno, o professor pode buscar o melhor caminho para transmitir o conteúdo da maneira mais adequada possível, alem de ressaltar os pontos nos quais seus alunos necessitam maior atenção. Outro ponto que vale a pena ser ressaltado e que avaliação não pode ser confundida com teste, sim nada mais e do que uma das mais variadas opções utilizadas como forma de avaliação e não deve de maneira alguma, ser usado como intimidador aos alunos, quando aplicado, objetivo e melhorar, o conhecimento e não apontar os erros do estudante.

As características individuais de cada aluno devem ser levadas em conta, pois fatores, que dificultam a aprendizagem de um podem ser diferentes dos outros alunos e ate mesmo estilos diversos de compreensão e estudo podem ser observadas num grupo de aprendizes. Sendo assim avaliações variadas são de suma importância para que todos os alunos consigam expressar como receberam o conhecimento e de fato vai compreender mais. A coerência entre o foco de ensino e o da avaliação não pode ser esquecida, ou seja, se o tópico do estudo e a leitura, a avaliação da mesma deve focar em tal, claro que correções e sugestões acertam de outros quesitos é importante, porem não se pode mudar o foco do que esta sendo avaliado. O professor deve incentivar e orientar, encorajar, animar, respeitar a opinião dos seus alunos e principalmente ouvi-los.

Avaliação para aluno é assim se desenvolve a noção de responsabilidade e uma atitude critica para isso e necessário criar oportunidades, para que pratique a auto avaliação, começando pela apreciação de si mesmo, de seus acerto e erros, assumindo responsabilidades por seus atos. Mas quando aluno sofre com seu insucesso, também e fracasso ao professor. Por isso que escola deve riscar do seu dicionário a palavra fracasso, pois a intenção não é o aluno tirar nota e sim aprender, já que ainda existe nota, que ela possa ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com