TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação do Ponto de Fusão

Por:   •  30/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 6

DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO E DENSIDADE

INTRODUÇÃO

O ponto de fusão esta relacionado com a temperatura no qual uma determinada substância passa do estado sólido para o líquido, é uma função periódica dos números atômicos e depende também das forças entre as moléculas da substância sólida, onde quanto mais forte for à ligação das mesmas entre si, maior será a temperatura necessária para que essa substância assuma uma nova forma, sendo ela líquida.

O ponto de fusão de uma substância pura é a temperatura em que a fase sólida e a fase líquida coexistem, ou seja, entram em equilíbrio. Neste ponto, um acréscimo de energia (calor) é utilizado para romper a estrutura sólida, e a temperatura permanece constante, ou seja, não sobe até que a substância tenha se fundido completamente. Este acréscimo de energia sem que haja aumento de temperatura é chamado de calor latente de fusão, enquanto a energia utilizada pelo sistema para elevar a temperatura é chamada de calor sensível” (LENZI 2004).

A densidade determina a quantidade de matéria que pode estar presente em determinada quantia de volume, assim pode-se caracterizar e identificar uma substância através de sua densidade. Densidade é a medida da massa dividida pelo volume de determinada substancia.

Densidade = massa

volume

A temperatura deverá ser relacionada quando o volume da substância variar com a temperatura e assim consequentemente a densidade terá variações.

OBJETIVOS

Determinar a densidade de algumas substâncias e comparar essas densidades com as da bibliografia.

Determinar o ponto de fusão de alguns compostos orgânicos sólidos.

PARTE EXPERIMENTAL

Materiais

1-Termômetro

2-Tubos capilares

1-Aparelho de ponto de fusão

2-Cápsulas de porcelana

2- Pistilos

3-Espátulas

3-Béqueres 50 mL

1-Balança

3-Pipetas Volumétricas 10 mL

3-Peras

Reagentes

Amostras sólidas A e B

Amostras líquidas C, D e E

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Ponto de Fusão

Foi montado o aparelho para determinar o ponto de fusão com termômetro em seguida pegou-se um capilar e nele foi colocada uma pequena quantidade do composto, o qual seria determinado o ponto de fusão. (Amostras A e B uma de cada vez). Foi adicionada uma pequena proporção do composto triturado para o tubo capilar, pressionando delicadamente a extremidade aberta contra a amostra da cápsula de porcelana e dado leves  “batidas” sobre uma superfície, para que o sólido se acomodasse no fundo capilar foi colocado quantias suficientes de mais ou menos 1 cm de altura no fundo do tubo capilar para que fosse mais fácil a visualização.

O capilar foi posto no aparelho, o termômetro foi usado para que pudesse ser feita uma comparação da temperatura entre a mostrada no aparelho e a do termômetro. Anotou-se a temperatura do momento em que a substância começou a fundir, e na fusão total.

Densidade de líquidos

O béquer de 50 ml foi pesado e tarado, (como o béquer foi tarado a substância foi adicionada sem tirar o béquer da balança). Utilizando uma pipeta volumétrica de 10,0 ml, foi pipetado 10 ml da amostra C para o béquer e pesado, anotou se o peso para posteriormente fazer os cálculos.

O mesmo procedimento foi feito com as amostras D e E , também eram amostra liquidas. Desta forma ao terminar o experimento foi feitos os cálculos e a partir dos resultados foi comparado com a literatura para assim identificar quais eram os compostos das amostras algumas amostras não deram os números corretos, então foi utilizado a que mais se aproximava, para então ser confirmada com a professora.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Ponto de fusão

AMOSTRA SOLIDA

PONTO DE FUSÃO INICIAL

PONTO DE FUSÃO FINAL

PONTO DE FUSÃO MÉDIO (DESVIO PADRÃO)

AMOSTRA A

77,1°C

80°C

78,5°C

AMOSTRA B

119,8°C

122°C

120,9°C

AMOSTRA A= Naftaleno, a partir da temperatura de 77,1ºC iniciou a mudança do estado sólido para uma pasta e à temperatura de 80°C obteve-se a transformação total do ponto de fusão do naftaleno, ou seja, foi do estado sólido para o líquido, formou uma solução líquida incolor.

Estrutura e fórmula do Naftaleno:

Fórmula: C10H8

[pic 1]

AMOSTRA B= Ácido benzóico, a partir da temperatura de 119,8°C começou a mudança de estado sólido para uma pasta de cor branca (assim como a cor do sólido), à temperatura de 122°C obteve-se a transformação total do ponto de fusão do ácido benzóico, indo do estado sólido para o líquido incolor. O ponto de fusão é maior por causa da sua força intermolecular.

Estrutura e Fórmula:

Fórmula: C7H6O2

[pic 2]

Densidade de líquidos

AMOSTRAS LIQUIDAS

MASSA OBTIDA (M)

VOLUME OBTIDO (mL)

DENSIDADE EXPERIMENTAL (g/mL)

AMOSTRA C

8,92

10

0,892

AMOSTRA D

8,033

10

0.8033

AMOSTRA E

10,0265

10

1,00265

A partir dos cálculos podemos comparar os resultados com a literatura e assim identificar os compostos.

Amostra C = Acetato de Etila/CH3OOOCH2CH3

Amostra D = n- Butanol Água/H2O

Amostra E = Água/H2O

D=M/V

 C = 8.92 / 10 = 0.892

D = 8,033 / 10 = 0,8033

E = 10,0265 / 10 = 1,00265

CONCLUSÃO

Com os resultados adquiridos, pode-se perceber que houve uma diferença pequena entre valor da densidade encontrado no laboratório e o valor da teoria para a densidade dos compostos. Com relação à diferença do valor, ele foi pequeno e assim pode-se concluir que os resultados foram satisfatórios, pois as substâncias foram identificadas corretamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (345.7 Kb)   docx (425.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com