TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão de Titulação Ácido Base

Por:   •  28/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 4

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL PARTE 1

Preparação de uma solução NaOH 0,1M

Após calcular-se a massa do hidróxido de sódio ele foi colocado devidamente em um recipiente adequado o vidro de relógio e levado para ser pesado em uma balança para ter a massa exata, em seguida colocada em um béquer para ser diluído em 50mL de água destilada para poder ser transferido para um balão volumétrico. Em seguida, o volume do balão foi completado até o menisco homogeneizando a solução.

Padronização de Hidróxido de Sódio contra biftalato de potássio

No inicio calculo-se a massa de KHC8H4O4 necessária para a preparação de 20 mL capaz de neutralizar a solução de NaOH 0,1. O procedimento foi realizado em triplicada e após ser calculada a massa elas foram pesadas nos próprios erlenmeyes e dissolvidas completamente em água destilada, em seguida, adicionaram no 1° 3 gotas no 2° e 3° 4 gotas de indicador de Fenolftaleína. Em seguida titularam a alíquota da solução de KHC8H4O4 com solução de NaOH 0,1M até

RESULTADO DE DISCUSSÃO PARTE 1

No experimento foi necessário calcular a quantidade de soluto para cada solução, e os seguintes cálculos foram:

A massa de NaOH (feita na prática anterior) m=n1 . MM

1L - 1 mol m=0,05 . 40

0,5L – x ×=0,05 mols. m=2g de NaOH

A massa de KHC8H4O4

m= M(mol/L) x MM(g/mol) x V(L) m=0,1 x 204,2 x 0,02= 0,4084= 0,41

m= 0,41g de biftalato de potássio

Após os cálculos, o procedimento foi realizado em triplicada, e em cada um dos três elenmeyer foi adicionado 0,41g de biftalato, em seguida pipetado 20mL de água destilada e para que houvesse a diluição por completo cada elenmeyer foi colocado no agitador magnético mini girando a 50rpm. Na primeira análise foram adicionadas 3 gotas de fenolftaleína e recolocado no agitador a 50rpm em baixo de uma bureta (preza ao suporte universal .figura 1) contendo 50mL de NaOH, ao começar o gotejamento depois de alguns minutos a solução que antes era incolor ganha uma cor rósea que indica o aumento do pH, quando isso ocorreu a bureta foi fechada imediatamente, e anotou-se o volume da solução de NaOH que atingiu a marca de 23,6mL na bureta. A segunda análise foi feita com 4 gotas de fenolftaleína, e a bureta foi novamente enchida atingindo o volume 0 novamente 50mL e recolocado no suporte, e com alguns minutos gotejando dentro da solução o elenmeyer 2 obteve a solução rósea e com rapidez foi fechada a bureta e anotou-se a 2°marca 27,7mL. A terceira também contendo 4 gotas de fenolftaleína,após os procedimentos, a 3° ficou rósea e atingiu a marca de 25,1mL na bureta. (figura 2)

(figura 1, bureta presa ao suporte universal) (figura 2, elenmeyer 1,2 e 3 ao final da titulação).

Em seguida foi feito o cálculo da CONCENTRAÇÂO REAL DA BASE:

1°+2°+3°=

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com