TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença mental

Projeto de pesquisa: Doença mental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.984 Palavras (8 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 8

Nome: Juliana Pedroso Pontes 3º pedagogia

Doença mental

Definição

Doença mental se refere a uma ampla gama de condições de saúde mental – distúrbios que afetam o seu humor pensar e comportamento. Exemplos de doenças mentais incluem depressão, transtornos de ansiedade, esquizofrenia, transtornos alimentares e comportamentos de dependência.

Os transtornos mentais acometem, em algum momento da vida, ao menos 20% da população mundial. No Brasil, os cuidados com a saúde mental no sistema público sofreram uma reforma que começou há quase 20 anos e que procura evitar as internações em hospitais psiquiátricos, criando mecanismos de diagnóstico e tratamento mais amplos, com equipes multidisciplinares. Um dos exemplos da mudança é a criação dos Centros de Atenção Psicossocial, os Caps, implantados no Brasil em 1986 e que hoje já somam 1.620 em todo o país.

Apesar das mudanças, especialistas na área consideram a rede de atendimento público ainda insuficiente. Das 436 unidades básicas de saúde do município de São Paulo, por exemplo, 122 oferecem atendimento psiquiátrico, menos de 30%. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, nenhum hospital municipal faz atendimento ambulatorial psiquiátrico, como consultas agendadas, por exemplo, e apenas sete hospitais e três prontos-socorros de gestão municipal atendem emergências.

"O resultado disso é uma sobrecarga aos serviços dos hospitais-escola pela ineficiência do sistema ambulatorial das unidades básicas de saúde. Todos os dias aproximadamente 10 pedidos de internação psiquiátrica não podem ser atendidos na cidade porque não há vagas", explica Valentim Gentil Filho, chefe do departamento de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A primeira coisa a ter presente para se compreender um indivíduo com doença mental, é o facto das doenças mentais ou psíquicas serem efetivamente doenças e o comportamento disfuncional podem ser mais dolorosos para o próprio do que para os outros.

Deve-se também reconhecer que um comportamento problemático, sem uma causa aparente, pode ser o resultado de uma doença emocional e não uma falha de carácter.

Há diversos exemplos de comportamentos problemáticos que, manifestados durante um longo período de tempo, podem indicar que a pessoa tem uma perturbação emocional. Inclui-se neste caso a agressividade, a tristeza excessiva, a preocupação exagerada, a falta de confiança nos outros, o egoísmo e avareza, o abandono e dependência, o fraco controlo emocional e a hipocondria.

A verdade é que as doenças mentais não são um exclusivo dos adultos. Uma em cada vinte crianças tem algum tipo de doença mental, suficientemente importante para dificultar o seu relacionamento com os seus amigos e familiares.

Algumas podem mesmo começar mais cedo, como as que têm a ver com ansiedade exagerada, que estão muitas vezes presentes antes dos 10 anos.

Muitos pais não têm a noção destes fatos e ficam surpreendidos quando são confrontados com a perspectiva de o seu filho ou a sua filha adolescente poder manifestar alguns comportamentos que fazem pensar numa doença mental.

A boa notícia é que, se forem detectadas a tempo, se tiverem um acompanhamento adequado, algumas vezes com a ajuda de medicamentos, a maioria destas doenças pode ter uma evolução favorável e ser apenas transitória.

O segundo grupo diz respeito às crianças com problemas de impulsividade e que não conseguem controlar os seus instintos. O exemplo mais conhecido é o das crianças com hiperatividade e déficit de atenção. Outros exemplos são o comportamento explosivo («fervem em pouca água») ou permanentemente desafiante.

Tipos de doenças Mentais:

Psicose

Existem vários tipos de doenças mentais, e a psicose é um tipo de doença mental em que o doente vive num mundo a parte clara ruptura com a realidade. O que se chama popularmente de “loucura”.

O psicótico vive num pensamento delirante, é imprevisível e em geral tem mania de perseguição. Este tipo de doente se encaixa num quadro de esquizofrenia que é frequentemente hereditário.

A psicose é um tipo de doença que não tem cura, apenas controle com medicação e terapia, porém é muito difícil de detectar, uma vez que os psicóticos são geralmente introvertidos e não estabelecem muitas relações pessoais.

Indivíduos que planejam e executam massacres, e crimes grosseiros em geral sofrem de psicose e é muito difícil compreender a mente e a lógica do doente psicótico, mas apesar do estado de loucura e desequilíbrio, o doente mental planeja ao detalhe o atentado, o crime ou o feito que nem sempre é violento.

A psicose é caraterizada pela ausência de coerência e explicação lógica para os delírios que o doente mental desenvolve

DEPRESSÃO E DOENÇA MANÍACO-DEPRESSIVA

A Depressão é uma doença mental que pode afetar o humor durante longos períodos de tempo. Os sintomas incluem: perturbação do apetite e do sono, fadiga e perda de energia, sentimentos de inutilidade, culpa e incapacidade, falta de concentração e preocupação com a morte, desinteresse, apatia e tristeza.

A Depressão pode afetar pessoas de todas as idades, desde a infância à terceira idade e, sem tratamento, pode conduzir ao suicídio.

A Doença Maníaco-Depressiva ou Doença Bipolar é também uma doença mental caracterizada por oscilações do humor, havendo períodos de extrema exaltação e outros de depressão profunda.

A fase maníaca manifesta-se por um comportamento hiperativo, com euforia ou irritabilidade, insónia, discurso e pensamento rápido e, por vezes, ideias de grandeza.

ESQUIZOFRENIA

Definição

A esquizofrenia é um transtorno mental que torna muito difícil fazer a distinção entre as experiências reais e imaginárias, pensar de forma lógica, ter respostas emocionais normais e se comportar normalmente em situações sociais.

A Esquizofrenia é uma doença mental grave e crónica que, sem tratamento, impossibilita a pessoa de se comportar normalmente na família, no trabalho e na comunidade.

Os sintomas incluem: - Alucinações (“vozes” e outras), delírios ou falsas crenças patológicas que não são corrigíveis pela razão, pensamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com