TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM QUÍMICA

Por:   •  23/4/2018  •  Artigo  •  3.447 Palavras (14 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 14

        

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM QUÍMICA

ETAPA IV

MARIANA LOPES MACEDO DE MORAES

Dezembro, 2017

MARIANA LOPES MACEDO DE MORAES

Relatório de estágio supervisionado apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado – Etapa IV, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Orientação: Profª. Dra. Karla Amâncio Pinto Field´s.

Dezembro, 2017

  1. Sumário

Dados de Identificação        4

1. Introdução        4

2. Objetivos        4

2.1 Objetivo Geral        4

2.2 Objetivos Específicos        4

3. Desenvolvimento        4

3.1 Fundamentação teórica        4

3.2 Metodologia        4

3.2.1 Trabalho Coletivo        5

3.2.2 Participação do Conselho de Classe        5

3.2.3 Avaliação dirigida Amostral        5

3.2.4 Desenvolvimento de aulas        5

3.2.5 Projeto Político Pedagógico        5

4. Considerações finais        5

5. Referências        5

  1. Dados de Identificação

Nome do estagiário: Mariana Lopes Macedo de Moraes

Nome da escola: Colégio Estadual Dom Veloso

Endereço da escola: Rua Rio Verde, Nº 362, Centro, Itumbiara - GO.

Diretora da escola: Lauricea Aquino Ramos Vilela

  1. 1. Introdução

O Estágio Curricular Supervisionado, é fundamental para a nossa formação como docentes nos cursos de licenciatura em química, torna-nos realmente preparados para exercer a carreira de professor. Nesta etapa somos levados ao contato com a realidade da sala de aula, realidade dos alunos, realidade da comunidade em que estes alunos estão inseridos, tornando mais fácil a prática de sala de aula, pois o docente que não conhece a realidade da comunidade que a escola está inserida torna o ensino obscuro para muitos destes alunos. Segundo (PIMENTA, 2006) o estágio é fundamental e prepara o aluno para um trabalho docente coletivo, uma vez que o ensino não é um assunto individual do professor e sim de toda instituição e comunidade, assim valorizando todos os contextos sociais, históricos e culturais da comunidade.

O estágio é um componente curricular obrigatório que tem como objetivo contribuir para o desempenho profissional do aluno-docente por meio da experiência e vivência das práticas educativas em campo, é uma exigência da lei de diretrizes e bases da educação nacional (nº 9394/96) e o cumprimento e sua respectiva carga horária é requisito exigido para conclusão do curso. O presente estágio foi realizado no Colégio Estadual Dom veloso, como turmas do Ensino Médio, durante o período de março a julho de 2017,  com orientação da docente regente Daiana e supervisão da professora Dr. Karla Amâncio Pinto Field’s. As atividades foram divididas entre trabalho coletivo, conselho de classe, participação na avaliação dirigida amostral (ADA), planejamento de aulas, leitura e reflexão do projeto político pedagógico, aulas ministradas e relatórios de aulas ministradas.

2. Objetivos

2.1 Objetivo Geral

Desenvolver conhecimentos de metodologias e práticas, analisando situações reais e propor mudanças no ambiente de sala de aula para os alunos através da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Química – Etapa IV.

2.2 Objetivos Específicos

- Desenvolver habilidades práticas e didáticas.

- Incentivar atitudes em que se adotem modelos de metodologias e técnicas para aplicar em sala de aula.

- Possibilitar o desenvolvimento das habilidades individuais do futuro professor.

- Compreender os melhores métodos de ensino para alunos de educação inclusiva.

  1. 3. Desenvolvimento

3.1 Fundamentação teórica

O Estágio Supervisionado é fundamental na formação de professores e tem sido alvo de grandes estudos que revelam suas dificuldades e seu potencial, gerando transformações na vida desses profissionais. “O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia” (Pimenta e Lima, 2004). Para Filho (2010), o estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. É a oportunidade que o aluno tem de crescer pessoal e profissional com as experiências vivenciadas, pois no estágio o aluno tem uma integração entre a universidade, escola e comunidade.

No projeto pedagógico de um curso de licenciatura, a prática como componente curricular e os estágios supervisionados devem ser vistos como momentos singulares de formação para o exercício de um futuro professor, dando ao estágio um patamar superior, pois é no estágio que o licenciando tem a oportunidade de ampliar sua compreensão da realidade do ensino e da educação tendo um contato direto com os alunos (Carvalho et al, 2003).

A experiência do estágio é de grande contribuição para a formação do aluno. Dando um suporte fundamental para que este aluno se torne um profissional completo. As aulas prática em laboratório constitui-se em um grande suporte para que os alunos vejam a teoria vivenciada nas aulas e livros de forma dinâmica através da experimentação, tornando o ensino significativo, (Berezuk e Inada, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (193.9 Kb)   docx (87.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com