TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos Dos Métodos Teóricos (Hf,Dft,Mpn) E Funções De Base Em Sistemas Moleculares

Por:   •  25/2/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.753 Palavras (12 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 12

EFEITOS DOS MÉTODOS TEÓRICOS (HF,DFT,MPn) E FUNÇÕES DE BASE EM SISTEMAS MOLECULARES

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

( x ) Manuscrito com material suplementar

(   ) Manuscrito sem material suplementar

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

*e-mail:

INTRODUÇÃO

A equação de Schrödinger (ES) pode ser resolvida de modo exato apenas para sistemas contendo um único elétron. Os métodos aplicados na ES tem por finalidade a busca por uma solução aproximada em um sistema multieletrônico. Destaca-se dentre estes, a Aproximação de Born-Oppenheimer (ABO), pois tem-se a consideração do potencial nuclear e eletrônico, com uma diferença significativa entre as massas dos núcleos e dos elétrons do sistema. Esse potencial depende apenas de coordenadas eletrônicas, assim, os núcleos assumem coordenadas fixas e a ES é resolvida apenas para os elétrons na presença do potencial gerado pelos núcleos “estáticos”. Logo, a energia obtida, é a energia eletrônica, que é calculada através de outras aproximações, como é o caso de Hartree-Fock (HF), ou Teoria do Funcional da Densidade (no inglês, Density Functional Theory -DFT) (NETO, F.O.S et al, 2018).

Os métodos mais populares para cálculos de química quântica envolvem a combinação linear de orbitais atômicos ϕ formando orbitais moleculares Ф, na qual, escolhe-se as funções que devem ser utilizadas de acordo com a acurácia que o sistema deve apresentar como resultado. Para o caso eletrônico da equação de Schrödinger, o método de Hartree-Fock (HF) é um dos mais conhecidos, fornecendo resultados em primeira aproximação. Inicialmente, resolvia numericamente sistemas atômicos ou moleculares com poucos elétrons, não sendo viável para sistemas maiores. Um avanço na modelagem computacional foi o desenvolvimento do método da Teoria do Funcional de Densidade (DFT – Density Functional Theory),  que inclui efeitos de correlação eletrônica, na qual, a energia de um sistema eletrônico pode ser descrita em termos da densidade de probabilidade eletrônica total, ρ. O último método usado neste trabalho é a teoria de perturbação de Mohlar-Plesset (MPn, onde n é a ordem de correção), sendo um método que visa melhorar o método de Hartree-Fock ao adicionar efeitos de correlação de elétrons por meio da teoria de perturbação de Rayleigh-Schrödinger, a metodologia busca os mais baixos autovalores e os correspondentes autovetores de uma matriz Hamiltoniana completa, tratando-a como a soma de duas partes a segunda sendo uma perturbação da primeira.

Para este projeto usou-se duas funções base (6-31G e cc-pVTZ) para descrever os orbitais moleculares, com o intuito de avaliar qual apresentava melhores resultados para cada molécula. Na primeira função de base usada, 6-31G, cada orbital interno é descrito por uma combinação preestabelecida de 6 gaussianas. Já os orbitais de valência são descritos por uma combinação pré-determinada de 3 gaussianas mais uma gaussiana primitiva. Conjuntos com maior grau de polarização são importantes no cálculo de propriedades químicas, como energia de dissociação, momento de dipolo, etc. Este é o caso do conjunto cc de Dunning e colaboradores, que incluem o efeito de correlação eletrônica na determinação dos expoentes das funções de polarização. Uma base cc-pVTZ apresenta funções de polarização do tipo 2f 1g, indicando que a base contraída tem sido enriquecida com mais 2 funções de simetria f e mais 1 função de simetria g.

Neste trabalho, foi utilizado o programa Orca (5.0.1) para realização dos cálculos de mecânica quântica com objetivo de comparar os resultados teóricos com os resultados experimentais de cada molécula em três métodos diferentes. O programa Orca não possui modo gráfico, sendo necessário uso de outros programas para desenho de moléculas (Avogadro/ChemCraft). As moléculas utilizadas para os cálculos no programa são: Ácido Fluorídrico (HF), Dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2) e álcool etílico (C₂H₆O).

Ácido Fluorídrico (HF)

O ácido fluorídrico é uma molécula diatômica, que apresenta a geometria molecular linear, com um ângulo de 180° graus, sua estrutura química é mostrada na imagem abaixo.

[pic 1]

Figura 1: Estrutura molecular de HF. Direitos autorais: Dreamstime.com

Dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2)

O Dióxido de carbono é uma molécula poliatômica, que apresenta a geometria molecular linear, com um ângulo de 180° graus, sua estrutura química é mostrada na imagem abaixo.

[pic 2]

Figura 2: Estrutura molecular de CO2. Direitos autorais: Dreamstime.com 

Álcool etílico (C₂H₆O)

O Álcool etílico é uma molécula poliatômica, que apresenta a geometria molecular tetraédrica, com um ângulo de 108,9° graus (C-O-H), sua estrutura química é mostrada na imagem abaixo.

 [pic 3]

Figura 3: Estrutura molecular de C₂H₆O. Direitos autorais: Dreamstime.com 

 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Primeiramente, a metodologia e os procedimentos são baseados em cálculos teóricos com o uso do software ORCA 5.0.1. Sendo assim, para as simulações computacionais, recomenda-se a construção estrutural do sistema sob investigação, buscando a proximidade de estruturas geométricas e parâmetros - como energia, momento de dipolo, frequência -  em função dos referenciais experimentais, consultados principalmente no Nist. A partir dos resultados para método e base mais refinados (MP2/CC-PVTZ), construiu-se os inputs para análise dos efeitos dos métodos (RHF, DFT, MP2) com base fixa (6-31G) e efeitos das bases (6-31G, CC-PVTZ) com método fixo (MP2). Dadas as moléculas HF, CO2 e CH3CH2OH como sistemas com poucos átomos e com poucas tensões angulares (apenas para o etanol, dado que os demais são simétricos), as bases escolhidas fornecem informações suficientes para a realização da análise. Na modelagem adotada, fixou-se a otimização das coordenadas cartesianas para fins de comparação dos efeitos das bases em relação aos resultados fornecidos, na tentativa de fixar a otimização geométrica. Entretanto, caso partisse de uma molécula desenhada à mão com auxílio do software Avogadro, a primeira etapa seria otimizar a geometria no método mais simples, escolhendo-se os parâmetros cartesianos do ciclo dado como convergido (onde se tem a minimização de energia do sistema e a geometria mais próxima possível da encontrada experimentalmente), seguida da execução dos cálculos sistemáticos com a geometria obtida. A análise da otimização da geometria foi feita com auxílio do software ChemCraft.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com