TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermidades Relacionadas à Carência de Proteínas

Por:   •  6/10/2015  •  Dissertação  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU

Curso: Educação Física

Turno: Noite

Bioquímica Humana

Professora: Daniele Freire

Alunos:

Eduardo Ferreira Da S. Farias – 04020350

Evandir Vieira Figueiredo – 04020127

Ewerton Renan F. Mendes – 04015395

José Arthur Albuquerque Eloi – 04019952

Severino Lucas Neto – 04019271

Valeska Conceição S. Freitas – 04018765

William Anderson G. Da Silva – 04019965

Enfermidades Relacionadas à Carência de Proteínas

Marasmo

As Proteínas

Os compostos orgânicos mais abundantes da matéria viva são as proteínas. Quimicamente são macromoléculas complexas, de alto peso molecular e constituída de unidades menores denominadas aminoácidos. Uma certa quantidade mínima diária de proteínas é necessário para reposição normal dos tecidos do corpo. Essas quantidades, contudo, pode aumentar gradualmente durante o período de metabolismo elevado, tais como durante febre intensa. Para um adulto normal, que mantenha peso constante, o aporte diário recomendado é de aproximadamente 0,8g por quilograma de peso corporal.

Quanto ao papel biológico das proteínas, no organismo humano existe tipos diferentes de proteínas, que exercem diversas funções. Mas basicamente esses compostos orgânicos podem ser agrupados em cinco grandes categorias de acordo com sua função: estrutural, hormonal, nutritiva, enzimática e defesa.

Marasmo

O marasmo é uma forma de desnutrição que causa perda do tecido muscular e subcutâneo. A desnutrição pode ser tanto o resultado de pouca alimentação como de alimentos excessiva e errônea. Nos dois casos há um desiquilíbrio entre a ingestão do que é preciso e a necessidade do organismo. A subnutrição é o resultado de uma ingestão insuficiente decorrente de uma dieta pobre. Pode também ser ocasionada devido a problemas de absorção do intestino ou à perda de nutrientes por diarreia e sangramentos. A hipernutrição é provocada pelo excesso de nutrientes essenciais ou por comer demais. Frequentemente é causada pelo consumo de suplementos alimentares ou vitaminas.

O marasmo é a forma seca de desnutrição proteica – calórica. Esta existe em três diferentes modalidades: a seca, a molhada e um tipo intermediário. Quando é molhada dizemos ser caso de Kwashiorkor, palavra africana que remete ao sentido de primeira criança, desmamada. Ocorre quando a mãe tem o segundo filho e o primeiro fica sem o peito dela. A primeira criança desmamada desenvolve deficiência proteica. O tipo intermediário recebe o nome de Kwashiorkor – marasmático, pois neste caso as crianças possuem um pouco mais de gordura corporal do que no marasmo.  A espécie seca de desnutrição proteico-calorica é conforme mencionado acima, chama marasmo. Causada pela ingestão de pouca alimentação, a pessoa fica extremamente magra e com baixa gordura corporal.

Esta forma de desnutrição proteico calórica é provocada pela ingestão quase nula de comida e de leite. Geralmente ocorre em crianças lactantes. Pode ocorrer tanto em países subdesenvolvidos como nos países desenvolvidos. O longo período de desnutrição deixa a criança apática e fraca. Há perda de tecido muscular e de tecido subcutâneo. Na maioria das vezes a mãe está impossibilitada de dar leite à criança. Esta fica magra, pois não possui energia suficiente para suprir as necessidades do metabolismo.

Crianças com marasmo possuem pouca gordura corporal e quase nenhum tecido muscular. O peso e a sua altura são muito baixos quando comparados a uma criança normal. É uma condição comum em países pobres, podendo apesar disto se desenvolve em qualquer região do globo terrestre. Longos períodos com uma alimentação inadequada levam ao marasmo. A condição é, por tanto, muito fácil de ser diagnosticado clinicamente. Um profissional consegue ter a certeza do quadro através de uma cuidadosa análise clínica e de uma avaliação das condições de vida do paciente.

Como é algo frequente em países pobres, na maioria das vezes o auxílio demora chegar, é comum também que as mãe não buscam por ajuda, por se não ter a quem recorrer na maioria das vezes. As manifestações clinicas do marasmo são bastantes especificas e a doença recebe esse nome por que qualquer tarefa do dia-a-dia fica difícil de ser executada. Quando há condições de se buscar por ajuda o diagnóstico é simples e o tratamento adequado pode ser iniciado.

Apesar das formas de desnutrição provocar manifestações clinicas parecidas, cada uma possui aspectos que são peculiares. O marasmo por exemplo possui como características mais básicas os seguintes sinais: baixa estatura, pouco peso, perda de tecido muscular, perda de tecido subcutâneo, cabelos escasso, quebradiço, irritação e apatia. A perda muscular nesta condição é marcante, assim como a falta de gordura subcutânea, já que há uma tentativa de se proteger com o pouco que existe os órgãos vitais, como celebro, as vísceras e o coração. A falta de proteínas, de lipídeos, de vitaminas deixa a criança extremamente magra e debilitada, a pele fica com aparência seca e se torna descamante. Os músculos são quase nulos e a pessoa não tem força para nada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com